Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

13 anos de Fluffy: o fim de um ciclo

A vida é feita de ciclos. O que antes fazia sentido, passa a ser desnecessário. O que um dia foi o melhor plano do mundo, começa a parecer indiferente. Ciclos vêm e vão. Minha vida está passando por uma grande mudança, e o blog não ficaria para trás.

O Fluffy completa 13 anos neste mês de novembro. Quando eu escrevi o primeiro post e coloquei o blog no ar, lá em 2010, eu tinha apenas 20 anos. As coisas eram muito diferentes do que são hoje.

O blog é como uma extensão de quem eu sou (gosto de “blogar” desde que me conheço por gente), então ele precisa fazer sentido pra mim e para a fase que estou vivendo. E, por muitas vezes, achei que um assunto mais pessoal poderia não caber aqui pois eu não me sentia mais tão próxima dele. Então, com tantas mudanças, é natural que ele acabaria sendo deixado de lado.

Mas também tive outro motivo para não ter atualizado mais o blog com tanta frequência: o próprio nome dele.

Em 2010 a palavra Fluffy fazia sentido na minha realidade. Eu tinha um estilo diferente. Hoje em dia, essa palavra já não significa muita coisa pra mim.

É por isso que, a partir de agora o Fluffy deixa de ser Fluffy. Esse blog passa a ter o meu nome apenas. Simples, claro, direto ao ponto. Sem slogan, sem promessa de conteúdo e com a vontade cada vez maior de registrar meus pensamentos e sentimentos, que é, para mim, a essência do blog e o motivo pelo qual eu comecei em 2010.

Nova identidade e posicionamento do blog, que reflete minha vontade de tornar esse espaço cada vez mais pessoal e autoral.

Um pouco do que vivi em 13 anos de Fluffy

13 anos é muita coisa! Nesse tempo, conheci vários blogueiros (alguns tenho contato até hoje), fiz parcerias com editoras, lojas e autores incríveis, viajei para várias Bienais do Livro e aprendi muito! Eu comecei a gostar de ler antes do blog, mas foi a partir dele que esse hábito virou paixão, e minha vontade de incentivar as pessoas através da leitura só cresceu.

Nas fotos acima, voltei no tempo e relembrei várias viagens a Bienais do Livro, os 10 anos do blog, visita a uma editora e participações em concursos. Esses foram poucos dos muitos momentos especiais que o Fluffy me proporcionou ao longo de todos esses anos.


Retrospectiva das fases do Fluffy

Minha história de blogs sempre foi marcada pelas minhas fases de layouts, pelo menos pra mim. Afinal, meu lado designer ansiava por criar, e pra falar a verdade, o blog também surgiu porque eu adorava fazer isso. Então, vou fazer aqui uma retrospectiva dos layouts antigos, aliado às fases que o blog Fluffy passou com cada um deles.

O começo do Fluffy refletia bem o meu estilo mais adolescente, iniciando com cores escuras e depois indo para o rosa, bem menininha. Os dois primeiros layouts acima duraram pouco, enquanto o terceiro marcou uma fase de crescimento, onde muitas parcerias chegaram e o blog começou a criar seu espaço no meio literário.

Eu amei tanto as fases dos layouts acima! O primeiro marcou muito as parcerias com editoras, e pela primeira vez eu trouxe a imagem do pássaro para a arte. O segundo inaugurou a ilustração de mim, com o pássaro, o notebook e os livros. Eu me apaixonei por essa arte! Foi aqui que o blog se tornou responsivo, adaptado para todos os tamanhos de tela. O terceiro era totalmente novo e mais clean, e eu também lembro com muito carinho e nostalgia daquela fase nova.

Os dois primeiros temas são da mesma fase do anterior, mas com artes diferentes e, pela primeira vez, com programação terceirizada. Ai, como eu amei esses layouts! O último dessa lista foi ao ar depois de um tempão com o blog desatualizado, e era super clean e branquinho, bem diferente do estilo usado até então. Mas não durou muito…

Acima são três temas iguais, mas com artes diferentes. Tentei um estilo mais simples só com foto e lettering, logo após voltei com a ilustração, e depois fui para algo bem diferente, mais logotipo mesmo. Apesar de eu ter investido tempo e dinheiro nesses layouts, nenhum deles me marcou muito.

Por fim, esses três últimos são o mesmo tema que uso hoje, porém com artes diferentes. O primeiro e o segundo seguiam a mesma marca anterior, enquanto o terceiro marcou uma fase na minha vida, em que mudei radicalmente meu estilo e cores favoritas. Gosto tanto desse último que ele ficou, praticamente inalterável, nesse blog novo.


Um adeus, e um olá a novos começos

Chegou o momento de dar adeus ao Fluffy, e faço isso com a certeza de ser a coisa certa, mas com muita dor no coração. Ele representou e ainda representa muito para mim, mas é necessário dar esse passo para novos começos.

Sou imensamente grata a tudo o que aconteceu nesses anos, e a tudo o que o Fluffy me proporcionou. A cada um e cada uma que deixou um comentário, que visitou ou que chegou agora mas leu até aqui, a minha gratidão. O Fluffy sempre terá um lugar muito especial no meu coração. Mas agora é hora de recomeçar.

Mais de uma década de blog: uma cronologia das mudanças ocorridas em 13 anos

Mais de uma década de blog: uma cronologia das mudanças ocorridas em 13 anos

ler artigo
Os 7 melhores canais para divulgar seu trabalho na internet

Os 7 melhores canais para divulgar seu trabalho na internet

ler artigo
Como encontrar ofertas pela internet (e receber em casa)

Como encontrar ofertas pela internet (e receber em casa)

ler artigo

Comente este post!

  • Jessica M.

    Vendo as suas fotos e meu Deus, você era novinha e apesar de terem uma década de diferença, você não mudou praticamente nada.

    Com relação ao layout, eu conheci a partir do n° 4! O meu preferido era o 7°. Eu sempre amei a parte da criação dos layouts dos meus blogs também rs.

    Aqui está tudo muito lindo, como sempre ^^

    Feliz fase nova, Gabi!!!

    responder
    • Gabi

      Faz tempo que você tá por aqui! 🙂
      O 7º layout tem um lugar muito especial no meu coração. Fase boa!
      Tinha até selinho (na época chamava de meme) sobre layouts de blogs amigos. Nossa, lembrei disso agora mesmo! De novo: fase boa! hehe
      Obrigada pela visita <3

      responder
  • Emerson

    Sucesso nessa nova jornada. Que você possa ser feliz e realizar os seus sonhos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Renata Carvalho

    Aaah Gabi, viajei com você nessa retrospectiva e lembrei que passei a te acompanhar a partir do quarto layout, uau! Sempre adorei o seu estilo pq combina bastante com o meu: cores delicadas e fofas.
    Foram anos maravilhosos com o Fluffy, mas esse é só o encerramento de um ciclo para começar outro que vai ser tão importante quanto!

    Beijos,
    Livro de Memórias

    responder
    • Gabi

      Lembro de você há muito tempo por aqui! E que bom que, depois de tanto tempo, a gente continua blogando 🙂
      Muito obrigada pelo carinho <3

      Beijos!

      responder
  • Michelly

    Oii, Gabi!!!!
    Que nostalgia lembrar dos layouts que já passaram pelo Fluffy e relembrar momentos da Bienal! *-* Inclusive, por coincidência, estava olhando as minhas fotos antigas da Bienal agora, rs. Tantos blogs literários lindos naquela época, não é?

    Acompanho seu blog desde 2011/2012 e sempre com muito carinho! Seu conteúdo sempre trouxe muita inspiração para mim. Como leitora, foi um privilégio poder acompanhar as mudanças que vieram com os anos. ♥

    Já estou animada para saber o que virá com essa nova fase! Desejo tudo de melhor para você sempre!

    Beijos

    responder
    • Gabi

      Que fase boa a gente viveu, né? Tantos blogs lindos e bem feitinhos!

      Obrigada pelo carinho e por acompanhar aqui. Ultimamente sigo bem mais inconstante, mas não dá pra largar essa blogosfera, haha!

      Beijos!

      responder