Quando alguém “se dá bem” na vida, ou quando consegue aquela oportunidade espetacular, a gente costuma dizer: “teve sorte!”. Mas você já parou pra pensar que a sorte não vem do nada, que ela não cai do céu? Não é como apostar na mega sena hoje e ganhar aquela oportunidade incrível. Na verdade, tudo é recebido com muito esforço. Eu já havia refletido sobre isso antes, mas não da forma como os autores explicam neste livro.
A Boa Sorte
- Autoria:
- Fernando Trías de Bes & Álex Rovira
- Editora:
- Sextante
- Ano de lançamento:
- 2016
- Páginas (nº):
- 128
Não se sinta sozinho, eu também sou dessas que costuma (ou costumava?) falar “fulano tem sorte”. Mas depois de ler esse pequeno livrinho – que dá pra devorar em um só fôlego – , eu mudei a direção dos meus pensamentos. Depois dele, acredito que pensarei duas vezes antes de alegar o sucesso de qualquer pessoa à pura e simples sorte.
O livro conta a história de dois amigos de infância que se reencontraram quando tinham 64 anos. Um deles é bastante rico, enquanto o outro deixou passar várias oportunidades, e perdeu tudo o que tinha. Depois de uma breve conversa no banco de um parque, o mais rico contou uma história ao seu amigo, sobre a diferença entre a sorte e a Boa Sorte. Assim mesmo, com letras maiúsculas.
É uma fábula muito bonita e inspiradora, sobre o mago Merlin e um desafio: encontrar um único Trevo de Quatro Folhas em uma floresta gigantesca, que possui um solo árido, pedregoso e descuidado.
Não quero revelar muito sobre os ensinamentos do livro e sobre o desenrolar da fábula. Mas o que posso deixar registrado é que, de fato, não existe sorte sem oportunidade. E quem cria as oportunidades somos nós. Logo, quem cria nossa sorte somos nós mesmos, através do nosso esforço, trabalho, dedicação e atenção a todos os detalhes. Quem cria a oportunidade certa, recebe a Boa Sorte. E quem continua se esforçando para criar as oportunidades certas durante a vida, terá Boa Sorte durante a vida toda.
É uma história curtinha, de leitura super rápida e uma lição grandiosa. Certamente, este é um livro de cabeceira que o leitor terá como guia para o resto da vida.