Alegria, tristeza, raiva, medo, calma. Não, essa não é uma resenha de Divertida Mente, mas vou mexer um pouco com os carinhas que comandam as suas emoções. 🙂 Estou falando do livro Diário das Emoções, criado pela designer gráfica e ilustradora Anna Llenas, de Barcelona.
Diário das Emoções
- Autoria:
- Anna Llenas
- Editora:
- Benvirá
- Ano de lançamento:
- 2015
- Páginas (nº):
- 256
Então, este é mais um livro de exercícios? É sim, mas é mais do que isso. A maioria dos livros que conheço com essa temática têm como objetivo desestressar e aliviar a mente de quem colore ou recorta. Diário das Emoções vai um pouquinho além: ele te leva a reconhecer seus sentimentos e trabalhar com eles, como forma de aliviar a raiva, a tristeza, mandar embora o medo, extravasar a alegria ou vivenciar seus momentos de calma. E tudo isso não foi simplesmente inventado pela autora: além de ser formada em Design Gráfico e Psicologia Analítica, também é mestre em Arteterapia e Psicologia pela Arte. E é toda essa teoria que a levou a criar um livro que ajuda as pessoas a trabalhar com sus emoções, reconhecendo-as e sabendo como lidar com elas.
Nas próprias palavras da autora:
“Neste livro, você encontrará uma breve introdução teórica sobre as diferentes emoções e, logo depois, uma série de exercícios práticos, que serão a base de construção do seu diário criativo. Alguns deles foram pensados para que você, de maneira simples, explore, brinque, se distraia e se divirta, deixando de lado seus pensamentos racionais. Já outros pretendem que você sinta, perceba e entenda melhor suas emoções para, então, se conhecer um pouco melhor… Mas, em todos eles, o principal objetivo é perceber o que acontece em seu interior e expressar tudo isso de maneira única, livre e pessoal.”
O diário das emoções, Anna Llena, editora Benvirá, página 8
Anna propõe três formas de completar este livro: uma delas é que você identifique qual emoção está sentindo neste exato momento e faça um exercício sobre ela. Por exemplo: se você está feliz, faz um exercício de alegria; se está com raiva, faz um exercício de raiva. Ah, você não sabe reconhecer qual é a emoção que está sentindo? Não se preocupe, a Anna vai te ajudar com isso também. A segunda ideia é dar uma folhada no diário e escolher uma atividade que queira fazer. Enquanto faz, pense sobre o que você está sentindo e anote no final do livro, na etapa de “Como eu me saí”. E a terceira proposta é simplesmente abrir o livro aleatoriamente e fazer o exercício que estiver ali naquela página sorteada por você.
Apesar de eu ainda não ter começado o meu, achei a ideia bem interessante e diferente do comum. Afinal, é como diz a Anna: “Durante toda a nossa vida nos ensinaram a pensar, a andar, a decidir… mas nunca nos ensinaram a sentir!”. E esse livro vai te ajudar com isso de diversas formas, pode ter certeza!
Fabiele Feó
Que lindo, adoro livros interativos, e esse tá super fofo..<3
Juliana
Que ideia incrível! Eu fico chocada com a criatividade de algumas pessoas, Anna realmente soube inovar e criar algo novo e extremamente útil e eficaz. Espero comprar esse diário um dia 😀 Amei as páginas e o texto retirado do livro explicando mais sobre o processo <3
Beijos!
Gabi Orlandin
Oi, Ju!
Eu também! Queria ter um pouquinho da criatividade deles, hehe!
Beijos.
Luiza Grilli
Meu deus, que maravilhoso! Estou ansiosa para tê-lo e fazê-lo como meu parceiro. Adorei mesmo.
Fabiana
Será que é muito complicado para uma menina de 7 anos?