Se eu pudesse dizer uma coisa sobre este livro, seria: a história de Romeu e Julieta nunca mais será a mesma.
Anne Fortier criou uma nova versão para a história de amor de Shakespeare. Porém, não espere por uma adaptação singela: nessa história, escondem-se crimes e mentiras cometidos na época do escritor, e a versão divulgada ao público por tantas gerações teria sido apenas para esconder a verdade sob o tapete. Ou seja: grandes mudanças em relação à história como você a conhece.
Julieta
- Autoria:
- Anne Fortier
- Editora:
- Sextante
- Ano de lançamento:
- 2010
- Páginas (nº):
- 448
Julie Jacobs mora com a amada tia Rose nos Estados Unidos, e possui uma irmã gêmea chamada Janete, com quem não tem uma boa relação. Elas nasceram na Itália, mas quando crianças foram enviadas à América devido à morte de seus pais. Porém, quando tia Rose morre subitamente durante o sono, ela deixa a Julie uma carta. Nela, tia Rose explicou que não havia deixado nada de herança para ela, mas que havia um tesouro à sua espera na Itália, deixado a ela por sua mãe.
Decepcionada com a tia por não receber herança mesmo estando sempre presente, ao contrário de Janete que nunca aparecia e ficou com tudo, Julie partiu para Siena, na Itália, na esperança de recuperar algum dinheiro e conseguir melhorar sua posição financeira. Mas o que ela descobriu foi muito além do que podia esperar. Seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei, e ela descende diretamente da personagem de Shakespeare – que de personagem não tem nada. Além disso, ela descobre que existe uma maldição que afeta sua família há mais de 600 anos, e que só ela pode desfaze-la.
A trama gira em torno das famílias rivais de Siena – Marescotti de Romeu, Tolomei de Julieta e Salimbeni. Envolve segredos obscuros escondidos em catedrais, cartas e livros antigos que contam, em doses homeopáticas, a verdadeira história do que aconteceu com o casal de namorados que não puderam ficar juntos, contrariando até mesmo a Virgem Maria. Será que Giulietta encontrará o seu Romeu?
A história dá voltas e mais voltas e vai revelando os segredos aos poucos, em doses que o leitor possa acompanhar. É extasiante ver o quebra-cabeças se encaixando, e a história se embrenhando tanto nos fantasmas, ruínas, segredos e mistérios de mais de 600 anos de sombras e escuridão.
Achei que a trama lembra (de leve) as histórias de Dan Brown por envolver mistérios e quebra-cabeças a serem desvendados, mas Julieta vira-se mais paro o lado romântico da história. Depois que você começa, não consegue mais parar de ler, pois cada capítulo avança um pouco mais em investigações de tirar o fôlego. Da metade pro final, tudo fica ainda melhor, pois as revelações são ainda mais surreais. Aí, você vira uma página após a outra!
Se você gosta de romance e de mistério, vai adorar Julieta! Foi um livro espetacular pra mim – mais do que imaginei – e até tenho vontade de visitar Siena para visitar os locais onde ocorreram os fatos fictícios imaginados pela autora. Como disse no começo da resenha, a história de Shakespeare nunca mais será a mesma após essa leitura.