Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Mais de uma década de blog: uma cronologia das mudanças ocorridas em 13 anos

Em novembro de 2023 eu completei 13 anos escrevendo nesse blog, mas a minha história na internet começa bem antes disso. Lembro-me bem do nosso primeiro computador em casa – aquele tubo com estabilizador, CPU e caixinhas de som que eram colocados naquelas estantes com os nichos específicos pra eles. Sabe? Quem lembra, vai sentir uma nostalgia agora, haha! E pra completar, tinha os porta CDs ao lado. Bom, mas isso é outro assunto.

Agora senta que lá vem história, e o post vai ser longo!

A criação dos meus primeiros blogs

Algum tempo depois, me lembro de ter ouvido o termo “blog” em algum lugar. Eu me interessei, e tratei de logo fazer o meu. Na época, eu lembro vagamente de ter usado as plataformas gratuitas, mas não demorou muito até que eu conheci o WordPress.

Eu não sabia nada sobre hospedagem, domínio e programação, mas de alguma forma eu aprendi. Comprei o domínio e a hospedagem num site super barato e meeeega suspeito (juro que queria lembrar o nome, mas nem deve mais existir) e instalei o WordPress. De alguma forma, eu fui aprendendo tudo sobre programação de forma autodidata, e logo consegui criar meus próprios layouts.

Por um tempo, trabalhei com layouts por encomenda também, tanto para WordPress quanto para Blogger (não gostava muito de fazer pra Blogger, mas quis aprender pois tinha mais demanda). Eu gostava de poder criar layouts, mas era uma época muito mais “tranquila” de trabalhar, quando o responsivo nem era um assunto importante ainda. Hoje em dia, muita coisa mudou e eu não me veria trabalhando com isso de novo.

Endereços de blogs que já tive

Vou fazer justiça ao propósito do post, que é contar a minha história na blogosfera, e listar aqui os domínios que já tive. Alguns são “vergonha alheia”, mas história é história. Aposto que quem tá na blogosfera esse tempo todo também tem um “passado vergonhoso” pra contar!

  1. legallygaby.blogger.com.br – esse é do “meu passado me condena”. Confesso que não lembro o que eu escrevia nessa fase de blog. Só lembrei desse url por causa dos layouts que tenho guardado.
  2. gabylavigne.blogger.com.br – eu era fã da Avril Lavigne, e isso começou ainda com o url antigo. Esse nome ficou um tempão no ar, mas da mesma forma, não lembro o que eu escrevia. Acho que eu mais trocava de layout do que postava! Tenho uns 50 layouts dessa fase.
  3. rock-deluxe.com – meu primeiro domínio próprio foi durante minha fase emo. Não faço ideia de onde surgiu esse nome, nem o que eu escrevia nele – provavelmente coisas da minha vida, e só.
  4. urbantopia.org – tenho um carinho por essa fase. Eu gostava desse nome, apesar de ele significar um grande “nada”. Tive layouts lindos nessa época, embora nenhum deles expressasse a minha personalidade. Hoje percebo que eu estava tentando me encontrar.
  5. fluffy.com.br – foi aqui que muitos de vocês me conheceram! Com o Fluffy eu voltei de verdade à blogosfera, em 16 de novembro de 2010, depois de passar mais de um ano longe. Aqui começou minha trajetória literária, com as resenhas de livros e muito mais.
  6. gabriela.blog.br – em novembro de 2023, após 13 anos de Fluffy, eu resolvi mudar o url do blog (mantendo todo o conteúdo), pois não me identificava mais com Fluffy. Na ideia de ser um blog mais pessoal, resolvi deixar só o meu nome.
  7. livrosefolhas.com.br – mas o url anterior durou 5 meses, e em abril de 2024 eu rebatizei o blog de “Livros e Folhas”, e se você quer saber o motivo, continue lendo o post 🙂

Por que tantas mudanças?

Nos últimos meses, tenho passado por várias fases confusas com o blog. Primeiro, quis focar o conteúdo em moda, pois estava interessada em aprender mais sobre o assunto, e ativei a loja da marca de roupas dentro do blog. Algum tempo depois, decidi que isso não tinha nada a ver comigo – eu não domino o tema a ponto de falar sobre ele, e a loja não vinha de encontro ao propósito do blog, que sempre foi a literatura.

Depois disso, resolvi manter só com foco pessoal novamente, e queria que fosse tão pessoal que mudei a url de fluffy.com.br para gabriela.blog.br. Porém, logo depois lancei a loja de planners para impressão. E se passaram apenas 5 meses quando mudei de ideia novamente e migrei a url para livrosefolhas.com.br, mantendo a lojinha de planners.

Ou seja, foram muitas mudanças em pouco tempo – isso se eu contar só os últimos meses. Foi um período confuso, e acredito que alguns de vocês possam ter sentido todas essas mudanças. Agora, com esse novo nome, a ideia é voltar para a base, onde tudo começou.


E por fim: por que Livros & Folhas?

Eu pensei durante meses (senão anos) sobre o nome do blog. Fluffy já não me representava mais há um bom tempo, mas eu não conseguia pensar em um nome melhor. Por esse motivo, o Fluffy passou a ter apenas o meu nome, conforme já contei acima. Porém, não me acostumei com a ideia de ter um blog “sem nome”. Eu era muito habituada a chamar “blog Fluffy”, e naquele momento era o quê? Blog Gabriela? Achei estranho demais, e não me acostumei.

Voltei à caça do nome. Queria algo em português, fácil, que transmitisse um pouco do que eu gosto de fazer. Depois de muitos dias pensando e descartando nomes, lembrei da origem do blog, e do que eu sempre gostei, mas tinha esquecido: a literatura, a escrita e (uma paixão que nunca aprofundei) a papelaria.

O blog começou com a literatura; além disso, eu sempre gostei de escrever e papelaria é algo que tem um pedacinho do meu coração desde pequenininha. Por isso Livros & Folhas. Ou LF para os íntimos.


É isso! Minha história de blogs me traz até aqui, mas só o futuro dirá onde ela vai me levar. Por ora, espero que eu me reencontre nesse novo nome, e que ele ajude a trazer de volta aquelas paixões que há anos estão esquecidas. Essa mudança, que pra muitos pode ser algo supérfluo, pra mim simboliza a inspiração pra continuar escrevendo (sou blogueira das antigas, além de perfeccionista e apegada a detalhes).

E se você leu até aqui, parabéns e muito obrigada! 🙂

13 anos de Fluffy: o fim de um ciclo

13 anos de Fluffy: o fim de um ciclo

ler artigo
Os 7 melhores canais para divulgar seu trabalho na internet

Os 7 melhores canais para divulgar seu trabalho na internet

ler artigo
Como encontrar ofertas pela internet (e receber em casa)

Como encontrar ofertas pela internet (e receber em casa)

ler artigo

Comente este post!

  • Jessica M.

    Olá, Gabi!
    Que trajetória deliciosa! Me vi no seu texto de certa forma, exceto que o WordPress chegou bem mais tarde para mim.
    Eu entendo como você se sente com relação a nomes, urls. Também sou extremamente apegada a detalhes, para mim também tudo tem que ter um significado que eu possa me identificar, senão não consigo levar adiante um projeto, mesmo que pessoal rs. Precisa ter uma conexão profunda para refletir quem a gente é de verdade!
    O novo nome tem tudo a ver com a sua história. Te desejo sorte *-*
    Beijos!

    responder
  • emerson

    Sucesso nessa nova fase de blog. Estarei por aqui acompanhando.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder