Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Como regular o sono: aproveite essas 4 dicas e ponha em prática!

Imagine o cenário: você vai encarar todas aquelas burocracias quando decide comprar um apartamento. No entanto, quando chega a hora de dormir, você não consegue pegar no sono. Isso significa que você está com o sono desregulado.

Em razão da correria do dia a dia, acabamos cercados por dificuldades em estabelecer rotinas. Por consequência, saber como regular o sono é um benefício para que você se sinta restaurado para iniciar os seus afazeres.

Sobretudo, a pandemia e os diversos quadros associados à saúde mental potencializaram o quadro de um sono de má qualidade. Alguns exemplos do porquê isso acontece é o maior índice de ansiedade, preocupações com o futuro e outros.

No entanto, existem estratégias para entender como regular o sono e não deixar que esse seja mais um obstáculo na sua vida. Afinal, a privação de sono pode acarretar em cenários adversos na vida de uma pessoa.

Por fim, se você deseja se aprofundar no tema e tornar suas noites de sono mais saudáveis, saiba: você está no post certo. Aqui, darei algumas dicas para você saber como regular o sono.


O que uma má qualidade de sono pode causar?

Antes de mais nada, saiba que a privação de sono pode acarretar em diversos problemas. A falta de sono ou horários desregulados para uma boa noite de descanso podem estar associados a diversos fatores.

Sendo assim, buscar alternativas e saber como regular o sono evita adversidades que, a longo prazo, podem se tornar problemas sérios para a sua saúde.

  • A obesidade está diretamente atrelada a noites mal dormidas;
  • Não saber como regular o sono aumenta riscos cardíacos;
  • Se você é atleta, saiba que o seu desempenho pode se reduzir se você não souber como regular o sono;
  • A depressão também é outro fator para quem não possui o relógio biológico nos conformes;
  • Doenças inflamatórias podem tirar proveito de noites mal dormidas;
  • Por fim, seu sistema imunológico enfraquece em detrimento da falta de uma boa noite de sono.

Afinal, como regular o sono?

Existem estratégias comuns para que você possa regular o sono. No entanto, é preciso dizer que, caso nenhuma delas funcione, o ideal é procurar um médico para otimizar esse cenário.

Isso porque uma noite de sono pode estar atrelada a hábitos ruins. No entanto, em outros casos, não saber como regular o sono está diretamente ligado a outros fatores patológicos, como a depressão (o mal do século, de acordo com a OMS), ansiedade, dentre outros.


Dicas para regular o sono

Primeiramente, se o seu caso de não saber como regular o sono está associado a hábitos ruins antes de dormir, essas dicas devem funcionar para regular o relógio biológico.

Em resumo, as fases do sono englobam dois tipos de cenários diferentes e que são de suma importância para um sono de qualidade.

O primeiro deles é o sono NREM. Ele tem início quando você começa a adormecer, e termina quando começa aquele sono profundo que nem o mais alto dos barulhos é capaz de te acordar. Nesse cenário, a atividade cerebral se torna mais lenta.

Em sequência, vem o sono REM: Aqui, a atividade cerebral é mais rápida. A junção destes dois tipos de sono é essencial para você que quer saber como regular o sono. Continue acompanhando.

1. Durma e acorde sempre no mesmo horário

A base para toda rotina de sono saudável passa pela criação de rotinas. Por consequência, a primeira delas para saber como regular o sono é dormir e acordar sempre no mesmo horário. Dessa forma, de acordo com o seu dia a dia, estabeleça um horário fixo para dormir e acordar. Essa dica também vale para os finais de semana.

Em geral, cada faixa etária possui uma quantidade de horas necessárias para dormir. No entanto, isso também pode variar de indivíduo para indivíduo. Assim, faça o experimento e veja com quantas horas de sono o seu corpo responderá melhor ao longo do dia durante as suas atividades diárias.

2. Exercícios físicos podem ajudar a regular o sono

Sem dúvida, a prática de exercícios físicos ajudam aqueles que buscam a resposta sobre como regular o sono. No entanto, aqui vale um ponto de atenção: não pratique atividades físicas pouco antes de dormir.

Dito isso, a prática da atividade física combate alguns dos principais problemas que são associados a privação de sono, como a obesidade, saúde mental fragilizada.

3. Deixe o celular de lado na hora de dormir

Sobretudo, um ambiente escuro e que não produza luz diretamente nos seus olhos é o cenário ideal antes de dormir. Além disso, o celular prejudica uma boa noite de sono por motivos óbvios: você vai ver uma notícia, depois outra. Em seguida, vai acabar em uma rede social e esse ciclo vai se repetir até que você se assuste com o horário em que está indo dormir.

Isso, por consequência, também atrapalha o horário em que você terá que levantar no dia seguinte. Por isso, a dica é deixar o celular de cabeça pra baixo, no silencioso. Deixe apenas o alarme ligado para não perder a hora dos seus compromissos no dia seguinte.

4. Sem lanches antes de deitar

Parece uma dica de vó, não é? No entanto, saiba que essa premissa é totalmente verdadeira. Todavia, se você não conseguir deixar de fazer um lanchinho, opte por alimentos leves como saladas ou sucos. Assim você não prejudica a sua noite de sono e ainda pode ir dormir com saciedade.

Em outras palavras, alimentos gordurosos e de difícil digestão produzem sintomas gástricos que dificultam uma boa noite de sono. Por fim, viu como regular o sono pode ser uma tarefa relativamente simples?


Conclusão

Agora que você sabe as melhores dicas de como regular o sono em dia, que tal colocar essas dicas em prática? De antemão, lembre-se de ter uma rotina de descanso traz inúmeros benefícios para o seu dia a dia, como disposição, maior capacidade de concentração e menos irritabilidade. 

Por fim, a privação de sono pode trazer uma série de consequências sérias para a sua vida. Por isso, se mesmo com essas dicas de como regular o sono você não conseguir um descanso adequado, procure um médico para auxiliá-lo.

Desvendando os benefícios da meditação para o sucesso profissional

Desvendando os benefícios da meditação para o sucesso profissional

ler artigo
5 melhores exercícios para fazer em casa

5 melhores exercícios para fazer em casa

ler artigo
Daylio app: um diário de autocuidado feito para seus objetivos e sua saúde mental

Daylio app: um diário de autocuidado feito para seus objetivos e sua saúde mental

ler artigo

Comente este post!

  • Bruna Both

    Oii Gabi!

    Adorei o post… é um pouco do que eu preciso aprender nesse 2023.
    Recentemente vi o episódio do Flow (ep #147 – super recomendo) com o Eslen Delanogare e o Fabio Perin e eles falaram sobre a questão de dormir e como isso ajuda de forma geral. Sono demais e sono de menos… é interessante ver o que isso nos causa e a importância que tem ter uma rotina de sono melhor.

    Te desejo um ótimo ano, cheio de saúde, amor, realizações e ótimas noites de sono hahaha
    Abraço

    responder