Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Daylio app: um diário de autocuidado feito para seus objetivos e sua saúde mental

Tenho o aplicativo Daylio no meu celular há vários anos, e percebi que nunca escrevi sobre ele aqui no blog! O Daylio é um aplicativo em forma de diário, mas não só isso: ele serve também para cuidar da saúde mental e das emoções. O usuário pode registrar, todos os dias (ou várias vezes ao dia), como ele se sente em uma escala de, pelo menos, 5 emoções. Para compreender as justificativas para aquele sentimento, o usuário pode escrever e adicionar fotos.

Como resultado, o Daylio monitora todas as informações cadastradas e fornece relatórios mensais completos e detalhados para que o usuário possa analisar seu cotidiano em relação a seu humor e saúde emocional, além de poder controlar seus hábitos e analisar tudo o que pode melhorar em prol de ter mais qualidade de vida.

Por exemplo: digamos que você passou por um mês complicado, mas não sabe exatamente o quê levou você a esse estado de espírito. Com o Daylio, você pode selecionar a emoção relacionada a tristeza, e saber quais foram os motivos que levaram você a se sentir triste. Isso pode trazer vários insights de cada aspecto da sua vida que pode melhorar, a fim de levar uma vida cada vez mais leve e feliz!

Funcionalidades e personalizações do Daylio

O Daylio possui muitas funcionalidades. Ele vem com cinco emoções cadastradas, mas o usuário pode cadastrar muitas mais. Sempre serão cinco principais, e as outras ficam como secundárias. Depois de selecionar o humor, o app permite ao usuário selecionar atividades, objetivos, escrever um texto simples ou nota completa e adicionar até três imagens.

Atividade é onde você registra que aconteceu, ou pode usar como se fosse o “assunto” daquele registro. Já os objetivos são coisas que você quer fazer todos os dias, sem falta – dessa forma, o app monitora os dias em sequência e coloca uma meta para você não perder o ritmo.

É possível usar o Daylio para monitorar ritmo de leitura, estudos, alimentação, atividade física, qualidade do sono, atividades sociais, etc. O usuário define os grupos de atividades e as atividades em si, sendo possível fazer uma infinidade de cadastros personalizados.

O Daylio é tão versátil que, através dos cadastros de humores, atividades e objetivos, você pode transformá-lo em uma ferramenta para controlar qualquer coisa na sua vida.

Além disso, uma coisa que eu gosto muito no app é a possibilidade de personalização em relação a ícones e cores. O aplicativo possui uma infinidade de ícones para cadastro de atividades e humores, além de possuir diversas paletas de cores para deixa-lo a sua cara – e incentivar ainda mais o registro diário!

Por que eu migrei do app Diarium para o Daylio

Quem me acompanha aqui no blog, pode ter visto o meu post sobre o app Diarium, que escrevi em junho de 2022. Na época, ele era tudo o que eu buscava, porém, seis meses depois de começar a usá-lo, senti falta de uma coisa: registro de atividades e hábitos – coisa na qual o Daylio é eficaz e direto ao ponto. Ou seja, o Daylio tem a função diário que o Diarium tinha, e ainda fazia o monitoramento de objetivos que eu buscava.

Para quem busca manter apenas um diário, sem metas e objetivos, o Diarium é excelente. Mais ainda, para quem não abre mão de escrever pelo computador, o Daylio pode ser um empecilho nesse sentido. Eu pesei os meus prós e contras e, mesmo não sendo fã de ficar presa ao celular, optei pelo Daylio para monitorar meus hábitos, atividades e objetivos.

Os dois apps são incríveis e trazem benefícios ótimos, cada um com seus prós e contras. Cabe ao usuário escolher qual é o melhor para a sua necessidade.


Plataformas, download e preços

O Daylio é um aplicativo Freemium, ou seja, é grátis mas tem versão premium para acessar todas as funcionalidades. Ele está disponível apenas para smartphone nas lojas App Store e Google Play. Acesse o site do Daylio para fazer o download e ver os preços atualizados da assinatura.

Esse post não é patrocinado pelo Daylio.

Desvendando os benefícios da meditação para o sucesso profissional

Desvendando os benefícios da meditação para o sucesso profissional

ler artigo
5 melhores exercícios para fazer em casa

5 melhores exercícios para fazer em casa

ler artigo
Como regular o sono: aproveite essas 4 dicas e ponha em prática!

Como regular o sono: aproveite essas 4 dicas e ponha em prática!

ler artigo

Comente este post!

  • Emerson

    Já utilizei bastante esse app. Ele é bem eficaz e dá para monitorar nosso humor. Gosto muito.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder