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3 ferramentas para gerenciar melhor as suas tarefas

3 ferramentas para gerenciar melhor as suas tarefas

Eu adoro conhecer programas e aplicativos novos, principalmente se forem ferramentas para gerenciar tarefas. Eu não resisto àquelas listas de sites, e fico doida pra testar todos eles. Na verdade, eu amo mudar de software – dá aquela sensação de tudo novo, parece que dessa vez a coisa vai funcionar! Mas tem algumas ferramentas que eu não mudo por nada. Até já tentei, mas eu me adaptei tanto a elas que não consegui abrir mão. E por gostar tanto, pensei em compartilhar aqui.

Então, aqui está a minha lista das 3 ferramentas que eu amo e que me ajudam a gerenciar as minhas tarefas no dia a dia. Cada uma tem sua particularidade, e serve pra uma finalidade diferente. E o melhor: apesar de ter plano pago, é possível usar na versão free. 😉 Espero que seja útil pra você!


Rambox

O Rambox é uma ferramenta para desktop que une várias ferramentas em uma só janela. Ele agrupa em abas todos os serviços que você quiser conectar. Por padrão, o Rambox já tem alguns serviços pré-setados, é só logar. Porém, se você quiser conectar algum site ou app que não está listado na ferramenta, é possível adicionar de forma customizada.

Ao invés de ter milhões de janelas abertas, você terá apenas uma com todos os serviços dentro dela. Além disso, dá pra silenciar notificações de alguns serviços, o que é bem útil no caso de apps de conversa como o WhatsApp. Eu, por exemplo, tenho o Asana, 4 contas de Gmail, o Inbox do Facebook, o Airtable, 2 contas de WhatsApp e um chat de site.

Existem outras ferramentas que oferecem um serviço semelhante ao Rambox, como é o caso do Franz. Eu usava e adorava o Franz, mas o problema é que ele não oferece a inclusão de um serviço personalizado. Ou seja, eu não poderia ter o Asana e o Airtable dentro dele. Resumindo: o Rambox me ajuda a ter organização, produtividade e agilidade nas tarefas diárias.


Airtable

Eu já falei sobre o Airtable nesse post sobre como organizar uma planilha de livros, mas eu precisava coloca-lo nessa lista de tanto que eu AMO essa ferramenta! Sabe quando você descobre um app e quer organizar a sua vida toda dentro dele? Ok, talvez você não saiba porque isso é algum problema meu mesmo, haha! Mas é como eu me sinto quando abro o Airtable.

Se você não leu o post anterior, vou fazer um breve resumo: o Airtable é como um Excel, um tanto mais simples e muito mais moderno. Ele não tem todas as funcionalidades do programa da Microsoft, mas conta com outras particularidades bem interessantes e fáceis de usar. E o mais legal: é possível configurar as planilhas para visualização em calendário, kanban, grid e galeria. E ainda por cima tem app para dispositivos móveis.

Além daquela planilha de livros que mostrei no outro post, atualmente uso o Airtable na vida profissional (juro: não sei o que faria sem ele), além de organizar meus cursos e diplomas (listando todos os detalhes de cada um), e outras planilhas que me ajudam no planejamento de várias coisas. Mas quero ir mais além na ferramenta, pois ela tem muito a oferecer.

Sabe quando dá aquele orgulho de ter construído sozinha a planilha? O Airtable tem colunas com configurações quase prontas, é só configurar da forma que você achar melhor. Ah, ele também tem aplicativo pra mobile! Apesar de ser difícil pensar em planilha no celular, por incrível que pareça, com o Airtable é possível sim! Eu basicamente só uso no desktop, mas o app já foi útil em algumas situações.


Asana

Bom, eu acho que já testei quase todas as ferramentas de gerenciamento de tarefas existentes, e nunca consigo abrir mão do Asana. Nós usamos o Asana na empresa, e é muito fácil, simples e intuitivo. Para não ter que usar um segundo aplicativo para as tarefas pessoais, acabei usando tudo na mesma conta. Então, hoje todas as minhas tarefas, tanto pessoais quanto profissionais, são gerenciadas no Asana.

Assim como o Airtable, eu também já falei de forma bem detalhada sobre o Asana aqui no blog. Mas para resumir, o Asana tem visualização das tarefas em lista, kanban e calendário. Eu basicamente só uso o calendário, com cada tipo de tarefa separada por cor (nós usamos os projetos da ferramenta como se fossem categorias, e isso funciona super bem, apesar de não ser o propósito).

Pode ser que hajam outras ferramentas melhores, mas que cobram mensalidades muito caras para o objetivo que eu procuro. O Asana também tem a versão paga, mas por enquanto consegui usar tranquilamente na versão free, e já são mais de 3 anos de uso. E ele também tem app para mobile! Lembrou de algo no caminho? Anota no app e não esqueça mais!


Você já conhecia algumas dessas ferramentas? Relembrando que eu amo conhecer novas, então se você tem uma sugestão, deixa aqui nos comentários!

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  • Laura Nolasco

    Nossa, comecei a usar o Asana na empresa também e já levei ele pra vida, é realmente incrível!

    Amei o post!

    responder
  • Igor Medeiroz

    Oi Gabiiiiiiiiiiiii,

    Acho que um dos meus favoritos é o Rambox, porque também lido com diversas contas. Seria interessante ter um para o celular, né?

    Amei essas dicas, durante desde o Sete Coisas eu tentei usar diversas ferramentas até que nos últimos anos me voltei apenas pras do Google, gosto de usar elas porque são todas integradas. O Keep funciona junto com o Tasks que funciona junto com Calendar que funciona junto com o Gmail. É incrível.

    beijo beijo!

    responder