Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Leitura infantil: dicas práticas pra incentivar o hábito de ler

Com duas filhas pequenas em casa, tenho mergulhado cada vez mais no mundo da leitura infantil. Olívia, a minha mais velha de dois anos e meio, adora livros e cria histórias acerca das imagens nas páginas. Maitê, minha mais novinha, ainda não completou um ano, mas já parece se interessar por mexer nos livrinhos (e espero que siga os passos da mana!).

Percebi que eu gostaria de compartilhar minhas experiências com vocês (e trocar ideias), por isso resolvi escrever esse post. Então, pra iniciar, vou falar sobre os benefícios da leitura na infância e como criar e incentivar bons hábitos de leitura para os pequenos.

leitura infantil

A leitura na infância traz inúmeros benefícios. Ela ajuda no desenvolvimento cognitivo, melhora o vocabulário, estimula a imaginação e a criatividade, além de fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Agora, vamos às dicas para incentivar o hábito da leitura nas crianças!

Benefícios da leitura infantil

  • Criar um ambiente propício que inspire a leitura: aqui em casa, a Olívia (e futuramente a Maitê) tem acesso aos livros na altura dela, e costumamos ler agarradinhas na poltrona do mamá. Ela ama, e eu também!
  • Escolher os livros certos de acordo com a idade: para as crianças menores, eu prefiro livros com ilustrações e histórias simples. À medida que crescem, é legal introduzir narrativas mais complexas. Isso mantém o interesse e desafia a imaginação. Por aqui, a Oli ainda ama ver os desenhos e criar histórias sobre eles.
  • Criar uma rotina de leitura: pode ser antes de dormir, após o jantar ou em qualquer momento tranquilo do dia. Aqui costumamos ler durante a manhã, antes da escola, mas pode ser também à noite, antes de dormir.
  • Explorar diferentes formas e lugares de leitura: ler não precisa ser uma atividade estática. Experimente ler em diferentes lugares: no parque, no quintal, na sala de estar. Cada ambiente pode trazer uma nova experiência e tornar a leitura ainda mais divertida. Além disso, pode ser leitura em voz alta, imaginação de histórias a partir das imagens, audiobooks, livros interativos, etc.
  • Explorar atividades que complementam a leitura: depois de ler uma história, transforme a leitura em uma atividade interativa. Por aqui, reproduzimos as histórias dos livros, como fazer piquenique igual aos ursinhos do livro, ou escovamos os dentes da mesma forma que o livro mostrou ser legal.
  • Utilizar a tecnologia a favor: minha dica para as crianças mais crescidinhas é usar aplicativos de leitura, audiolivros e e-books, que são ótimas opções para variar a forma como elas consomem histórias. Porém, cuidado para equilibrar o tempo de tela com a leitura de livros físicos.

Saia de casa com as crianças

Além das dicas acima, visitar bibliotecas e eventos literários é uma ótima ideia para inspirar as crianças acerca dos livros. Elas ficam maravilhadas com a quantidade de obras disponíveis, por isso, eventos como contação de histórias podem ser muito inspiradores para elas.

Por fim, o ato de incentivar a troca de livros aumenta o acesso a novas histórias e cria uma comunidade de pequenos leitores. Caso a escola das suas crianças ainda não tenha essa prática, sugira essa ideia! Por aqui é sucesso!

Superando dificuldades em relação à leitura infantil

Claro, nem tudo são flores. Algumas crianças resistem à leitura ou têm dificuldades específicas. Às vezes elas já consomem muita tela, e não querem parar para ler um livro. É importante ser paciente e persistente. Encontre temas que interessem à criança e, se necessário, procure ajuda especializada.

E o mais importante: leia junto com a criança e seja um exemplo. De nada adianta você entregar o livro nas mãos da criança e esperar que ela se divirta sozinha, enquanto você faz outras coisas (ou fica no celular). Invista em tempo de qualidade, mesmo que sejam apenas poucos minutos. No final, você e a sua criança saem ganhando.

Mesmo com distrações e desafios, continue incentivando o hábito da leitura. Com o tempo, a criança pode desenvolver um verdadeiro amor pelos livros.

Aprofunde seu conhecimento sobre a leitura infantil

Se você tem um pequeno em casa ou simplesmente quer conhecer mais sobre o universo dos livros infantis, eu preparei um e-book explorando cada um desses tópicos, além de dicas de livros e atividades que você pode fazer em casa. Por lá, você vai aprofundar seu conhecimento sobre esse assunto, e vai encontrar também:

  • Tipos de livros recomendados por faixa etária (e ideias de títulos);
  • Recursos adicionais, como sites e blogs para incentivar a leitura;
  • Exemplos de atividades práticas para ir além da leitura.

Se você se interessa pelo tema, clique aqui e adquira agora o seu e-book por um valor super acessível.

Ao passo que você sabe mais sobre os benefícios da leitura infantil e como incentivar o gosto pelos livros, você consegue ter mais segurança no momento de leitura com seu pequeno. Eu tenho certeza de que, além do conhecimento adquirido, esse e-book vai te inspirar a tirar um tempo de qualidade com os pequeninos.

Espero que essas dicas, juntamente com o e-book, possam ajudar ou inspirar vocês a criar um ambiente rico em leitura para seus filhos, ou para crianças de seu convívio

Comente este post!