Meu primeiro contato com a palavra hygge foi no início de 2020, em uma aula de pós graduação. Lembro que fiquei muito intrigada por essa palavrinha estranha. Quando a professora mostrou algumas imagens para explicar o estilo escandinavo, eu simplesmente me apaixonei. Agora, quero contar pra você um pouco sobre esse estilo de vida que me encanta.
Hygge
O Segredo Dinamarquês para a Felicidade
- Autoria:
- Maya Thoresen
- Ano de lançamento:
- 2018
- Páginas (nº):
- 48
Sabemos pouco sobre esse livro e sobre a autora na internet. Pela pesquisa que realizei, esse título foi lançado de forma independente apenas para Kindle, e pode ser comprado na Amazon. Ele tem apenas 48 páginas, e custa R$10,99 (até a data de hoje). Maya Thoresen é coach do estilo de vida escandinava, por isso é uma entusiasta do hygge. Além deste livro, ela escreveu também o eBook “Living Lagom”, que não possui tradução para o português.
Bem, você pode imaginar que, por ter apenas 48 páginas, esse é um livro rapidinho de ler. E é mesmo. A autora separou os capítulos de forma fácil, intuitiva e organizada, e dá dicas de como aplicar o estilo hygge na vida, no trabalho, dentro de casa e nos relacionamentos.
Mas o que é hygge?
[…] as melhores palavras que me vêm à mente quando penso no estilo de vida hygge são: aconchego, calidez, felicidade, conforto, união, tranquilidade.Citação do livro Hygge, de Maya Thoresen.
Hygge é uma palavra de origem escandinava, e é um estilo muito difundido nos países nórdicos. Essa palavra não tem tradução para outras línguas, mas, como você viu, remete a sensações como conforto, aconchego e bem-estar. Aliado a isso, alguns dos elementos que mais caracterizam o hygge são cobertinhas felpudas, moletons confortáveis, velas, comidas reconfortantes, entre outros. 🙂
Esses elementos surgiram juntamente ao estilo hygge nos países nórdicos por causa do frio. Nos dias gelados, a população desses países não se acomoda em se lamentar dentro de casa. Ao invés disso, esse povo, considerado o mais feliz do mundo, aquece suas casas para fazer dela um templo para seu relaxamento, conforto e maior alegria possível.
Alguns outros elementos que remetem ao hygge são decoração minimalista em cores claras ou pasteis, e bastante vegetação natural dentro de casa, que lembra da natureza, mesmo em meio ao longo inverno.
De acordo com o Dicionário Oxford, a palavra hygge significa “aconchego e convivência confortável que geram uma sensação de contentamento ou bem-estar”.
Citação do livro Hygge, de Maya Thoresen.
A autora não se aprofunda em cada tópico, até porque o estilo hygge não é sobre se esforçar para caber em um quadrado; ele simplesmente é, e adaptar-se a ele precisa ser algo leve, natural e confortável, e não uma obrigação ou lista de afazeres que nos deixe atarefados e estressados. O hygge é totalmente o contrário desse conceito. Hygge é sobre manter-se confortável, viver cada momento, desligar os eletrônicos e celebrar com quem amamos.
Concentre-se mais em reunir-se com sua família e tomar chocolate quente, cantar canções natalinas, fazer biscoitos juntos que em comprar os presentes mais caros e decorar a casa melhor que os vizinhos.
Citação do livro Hygge, de Maya Thoresen.
Quem já é familiarizado com o estilo de vida hygge pode achar que o livro é introdutório demais. Não discordo, mas acredito que as dicas são válidas e aplicáveis, com suas adaptações, ao dia a dia de qualquer pessoa. É um livro pequenino, que vale a leitura para conhecer o estilo hygge e ter algumas ideias sobre como incluí-lo na sua vida.
Renata Carvalho
Que legal, não conhecia essa palavra e muito menos o significado, mas adorei saber que existe um nome para aquilo que buscamos quando queremos estar feliz, confortável e em paz.
Eu busco essa sensação principalmente nos dias que estou triste, pra ficar bem de novo, porém devia trazer mais para o meu dia a dia mesmo, sem esperar nenhum humor específico.
Beijos,
Livro de Memórias