Resenhas de livros

Organização e produtividade

Papelaria

Marilia Pirillo – 60 Contos Diminutos

60 Contos Diminutos

Autoria:
Marilia Pirillo

Editora:
Gaivota

Ano de lançamento:
2012

Páginas (nº):
64
60 contos diminutos são minicontos para ler a qualquer hora. Textos curtos, rápidos, de poucas linhas. Recortes da realidade, pequenas histórias do cotidiano. Contos de muitos espaços. Espaços provocadores, deixados ali de propósito porque algumas vezes muito mais interessante que mostrar é apenas sugerir e deixar ao leitor a tarefa de “preencher” as lacunas e entender a história por trás da história. São 60 contos para fazer pensar, questionar, concordar ou discordar. Para imaginar diferente, se identificar, dar de ombros, detestar ou adorar.

60 Contos Diminutos foi um livro que me conquistou desde que bati o olho. A proposta é simples: são 60 minicontos que contam um pouco do que é ser adolescente, com todas as dúvidas, incertezas, primeiro amor, brigas com os pais, irmãos, crises existenciais e tudo pelo que você já passou, está passando ou ainda vai passar (boa sorte, hihi).

Enquanto lia os contos, escrevia em uma folha do que tratava cada um deles. Sinceramente, duvidei que pudesse ter tantos temas para 60 contos diferentes, mas mordi a língua: todos diferem um do outro! Contei uns 40, 50 assuntos diferentes, e os que eram parecidos sempre tinham algo diferente a acrescentar. É claro que é um livro super rápido de ler, mas é muito gostoso e leve!

O mais bacana é que você pode ir além do que está ali escrito, porque há muitos detalhes escondidos nas entrelinhas, como diz a própria sinopse. A autora deixa o assunto aberto para que possamos refletir, e isso deu super certo! Conseguimos analisar um contexto inteiro através de poucas palavras. Parabéns à autora por ter conseguido escrever um mundo se sentimentos adolescentes em um livro tão leve e curtinho! E ela é gaúcha, como eu! *orgulhinho!* *-*

60 Contos Diminutos

Como de praxe em todas as resenhas da Editora Biruta (nesse caso da Gaivota, o novo selo), tenho que falar sobre a diagramação, que está muuuuito boa nesse livro. Todos os outros livros deles são legais, mas 60 Contos Diminutos tem a capa semelhante a um Moleskine, com as bordas arredondadas, que foi o detalhe que mais amei. Dentro, as ilustrações são da própria autora. O livro todo não deixa nada, mas nada mesmo a desejar!

Para finalizar, separei para vocês o conto mais curtinho do livro, que foi também o que mais gostei, pra deixa-los com gostinho de quero mais quero ler!

60 Contos Diminutos

Me identifiquei com alguns contos, me diverti e dei risada com outros, e refleti com todos! Recomendo esse livro!

Comente este post!

  • monique carvalho

    que lindo o estilo do livro e por dentro. otima resenha parece ser bom, tenho tantos livros que quero ler kkk vou colocar na minha listinha

    responder
  • Beatriz

    Eu achei esse livro muito lindo, por fora e por dentro! Fiquei com vontade de ler. 🙂

    responder
  • Beatriz

    Que bacana!!! Nossa, adorei. A temática, o fato de serem contos curtinhos e a diagramação. Genial fazer parecer um moleskine, bem cara de jovem mesmo. E fiquei curiosa para ler esses contos curtinhos que abrangem tanto! Se forem todos lindos como esse da borboleta, tenho certeza de que vou amar!

    responder
  • Beatriz

    Ah, e sim, mudei o nome do meu blog sim, haha. Em homenagem a “Detona, Ralph” (risos)

    responder
  • Déborah

    Me lembrou um livro que a minha mãe tem ^-^

    responder
  • Mayara Mendes

    Que amor! Sou apaixonada por contos e essa temática em formado de Moleskine saiu como uma união perfeita.! Lerei. [happy]

    responder
  • Michelle

    Achei o livro lindo, e o bom que dá pra ler sempre que tem um tempinho, são contos curtinhos né?! Acho que nunca cheguei a ler algo do tipo, mas adorei a proposta o/

    responder
  • Bianca

    Que legal esse livro, adorei a diagramação dele e ele ser parecido com um moleskine, muito fofo!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    responder
  • Débora

    Oi, Gabi!
    Primeiro eu fiquei aqui me perguntando: Gente, a Gabi tá fazendo resenha de um moleskine?!hahahah Só depois me dei conta de que era um livro.
    Que coisa mais fofa! Só o trabalho que eles tiveram com a capa já me ganhou completamente. Adorei! Livro bom pra carregar na bolsa e ler aos poucos.
    Beijos!

    responder
  • Thais Teixeira

    Que lindo Gabi!! Realmente os livros da editora Biruta sempre tem um diagramação diferente e bonita. Eu não tenho muito livro sobre contos, mas é algo que eu gosto bastante!! Acho que esse deve ser um tipo de livro a qual todos os adolescentes deve conhecer, não é mesmo?! Parabéns pela resenha 😉

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    responder
  • Isadora Ferreira

    Que lindo o livro! A editora está de parabéns!
    Não sou muito de ler contos, mas me interessei por esse livro.
    Parabéns pela resenha, está ótima, como sempre. Beijos

    responder
  • Thaís

    É muito bom quando nos identificamos com microcontos assim, né? Um dos autores que mais me identifico é o Rossatto, ele cria coisas cotidianas e por ser assim, se torna algo simples e fácil de entender.

    A ideia de ser algo que muitas pessoas carregam na bolsa, como um moleskine, é muito boa. As ilustrações parecem ser muito simples, mas bem originais e fofas! 🙂

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    responder
  • Dinha Vieira

    Adoro livros de contos assim. Gosto de andar sempre com uma leitura rápida na bolsa quando saio pra algum lugar… Nunca se sabe quando vai acontecer um imprevisto ou quanto tempo eu vou ter que esperar até chegar no meu rumo, né? hahaha AMEI, AMEI E AMEI! *-*
    Beijão ♥

    responder
  • Carolina

    Eu já compraria só pela diagramação, mas também amei a proposta do livro. Adoro ler contos ou poemas pequeninhos que dá pra dar uma lida a qualquer momento.

    Beijo

    responder
  • Amanda Almeida

    Oi Gabi, tudo bem flor?
    A primeira coisa que reparei foi na diagramação do livro pelas suas fotos. Simplesmente lindo e fiquei apaixonada por esse conto que você postou, e realmente me deixou com vontade de mais. Acho que esse é o tipo de livro que da pra deixar na cabeceira e sempre que preciso, dar uma olhadinha em um ou outro conto.
    bjus,
    Amanda Almeida

    responder
  • Isabella Lessa

    Que coisa mais linda de blog, adorei!!!!
    Muito sucesso.
    beijos.
    http://isabellalessa.com/

    responder
  • Julia G

    Oi Gabi, realmente fico encantada com as fotos que você posta dos livros da editora aqui ^^ Sempre tão caprichados ;~
    Adorei o continho, eu raramente me atraio por livros de contos, mas esse parece valer a pena.

    Beijos

    responder
  • Blog Biruta/Gaivota

    Olá, Gabi!
    Tudo bom?

    Esse livro da Marília é muito bonito; e é ótima a maneira como ela consegue colocar tantos assuntos em poucas linhas. Que bom que gostou!
    Se quiser saber mais sobre esse e outros da Editora, dá uma passadinha lá no blog. Aproveita e participa da seção Autor da Vez!

    Beijos Biruta!
    http://www.blogbirutagaivota.com.br

    responder
  • alice aguiar

    eu achei a capa desse livro muito legal *-*
    fiquei bem curiosa pra ler e adorei a resenha gaby 🙂

    responder
  • Ludmila

    Oi Gabi!
    Deve ser um livro delicioso de se ler e ter…
    Fiquei curiosa!
    Beijos

    responder
  • Grazy

    Oie Gaby!
    Faz muito tempo que eu não leio nenhum livro de contos, e eu até que gostava bastante.
    Adorei a sugestão e já estou procurando por ele.
    Além da história, o que sempre me conquista em alguns livros é uma diagramação bem feita. Deixando o livro mais bonito acho que dá um astral diferente ao livro e empolga mais, eu acho.
    Adorei a resenha e do conto que você selecionou – o cachorrinho é mais lindo ainda. =P
    Desejando feliz 2013 atrasado! Tudo de bom para você! Beeijoo e boa semana!!
    Grazy!

    responder
  • Stéphanie

    Esse é o tipo de livro que eu gosto, que não é cansativo e é gostoso de ler. Valeu a dica!

    Já viu o sorteio que tem lá no blog? Te convido a participar, vale a pena.. quem sabe você não ganha?

    http://blog-fabulous.blogspot.com.br/

    Bjos,
    Sté

    responder
  • Camilla Martins

    As medidas corretas são: 14,5 de largura por 20 de altura <3 desculpa o erro HJKGFHKJGHFJKHJK agora eu já corrigi lá <3

    bjosssss, e sim, eu trabalho com qualquer tamanho de caderno <3

    responder
  • Preto no branco

    Oii Gabi!!
    Confesso que não gosto de contos, rs, mas esse livro me encantou. O formato, a diagramação, a proposta de falar sobre coisas que provavelmente irei me identificar, por ser nacional, enfim, tantas coisas boas que eu com certeza irei apostar numa futura leitura.
    Beijo!

    responder
  • Mari

    Oi flor,
    Acho tão bacana o trabalho que essa editora tem com os livro, eles ficam lindos *-*
    Eu gosto muito de contos, ainda mais quando nos identificamos ^^
    Beijos

    Mari – Stories And Advice

    responder
  • Lívia Castro

    Gente que capa linda *——–*
    Não sei se me atrairia por ele apenas pela sinopse e sem saber exatamente o que esperar da história – contos, nesse caso – mas sua resenha me deixou encantada e com muita vontade de conhecer essas pequenas histórias ‘adolescentes’ e conhecer o trabalho dessa editora também. Adorei *-*

    Beijos fofa ^^

    responder
  • Babi Lorentz

    Adorei, Gabi!
    O livro parece ser super lindinho mesmo e esse miniconto que você escolheu me deixou mesmo com gostinho de quero ler. A diagramação deve ser mesmo maravilhosa. A Biruta/Gaivota sempre capricha com isso.
    Beijos.

    responder
  • Isadora

    Finalmente um livro diferente desses que a gente encontra normalmente! Parece que vou ADORAR esse! *-* Amei a resenha, preciso desse livro, e essa capa fofa? Awn *.*
    Amei a citação!
    Beijos! [love]

    responder
  • Bruna

    Oii amiga

    quando vi as primeiras fotos desse livro já fiquei apaixonada com a diagramação linda de morrer!
    agora com sua resenha e esse conto tão fofo… ai ai, fiquei com muita vontade de ter um exemplar pra mim^^

    megaa bjoo
    ;**

    responder
  • Maris

    AMO contos e nao tenho nenhum livro de contos aqui 🙁 acho que gostaria desse! Haha.

    Beijos,

    Maris
    http://maristelabispo.com.br/

    responder
  • Dezi

    Adorei! Parece ser um livro realmente muito bom, adoro contos, a maioria são leves e me prendem (lembro de um que li do Pedro Bandeira quando era criança e me apaixonei), tenho um caso de amor com eles xD E que fofo esse livro, aliás, nem parece um livro.
    Assim que achar eu vou comprar com certeza!
    Mais uma vez, ótima resenha *-*
    Beijos.

    responder
  • Claris Ribeiro

    Não conhecia o livro e com sua resenha, estou encantada! Pelas fotos o livro é realmente muito lindo, que amor!
    Adoro contos, e um livro com 60 contos diferentes é realmente muito interessante, gostei!

    Obrigada pelo carinho! Beijos :*

    responder
  • Bia Medeiros

    Oi Gabi! Eu já li vários livros de contos, mas aqueles contos clássicos, mas também super legais. O último que li foi de contos vampíricos, é, não gostei muito. Mas o melhor é que esse livro trata da adolescência, apesar de eu já ter passado para a fase adulta quando completei 18 anos [cry] Vontadezinha de tê-lo em minhas mãos hihi Bjs

    responder
  • Vej@Blog - Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil! -

    VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs & Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    – Fluffy.com.br –

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    – Só Sites e Blogs Premiados –
    Selecionado pela nossa equipe, você está entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

    responder
  • Thaís (Meninas Leitoras)

    Gente, seu blog é realmente muito “fluffy”! Lindo demais! E é bom conhecer mais um blog literário para meus favoritos!
    Dá uma passadinha no Meninas Leitoras depois e diz o que achou, ok?
    Tô seguindo!

    bjus

    responder
  • Raíssa Lins

    Não sou uma pessoa muito chegada a contos e crônicas, mas esse livro me chamou atenção. Tenho sempre a impressão de que esses livros de contos serão difíceis de ler ou demorados, por não ter uma história maior por trás, mas 60 Contos Diminutos parece ser leve e de fácil identificação (como você falou, todos nós passamos por isso). Achei o livrom muito lindo, é como se fosse o caderninho de alguém publicado, né? Uma graça.

    Bejios

    responder
  • Pâmela Rodrigues

    Deu vontade de ler agora, principalmente depois deste trecho que postou.
    Lindo!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    responder
  • Camila Leite

    Esse livro é lindo, parece uma agenda.
    Li uma resenha dele semana passada e adorei.
    Beijos

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinho.com

    responder
  • Naahh

    Consegui ler uns contos desse livro com uma colega e realmente são ótimos! Todo o cuidado com a diagramação fez a diferença. Além de os contos serem curtinhos, o livro é bem gostoso de ler e não fica aquela coisa cansativa visualmente…
    Assim como você, recomendo! [wink]

    Beijos! ^^

    responder
  • Ellen Alves

    Ai Gabi que coisa mais linda! Deu agua na boca agora! Todo azuzinho!! Eu quero hahah mãeeee da pra min!!!

    responder
  • Carol

    se não tivesse o nome da autora, jurava que era um Moleskine especial! haha
    muito lindo o design! gosto de pequenos contos, são fáceis e gostosos de ler 🙂

    responder
  • Letícia Almeida

    Parece ser um livro muito gostoso e fácil de ler!

    responder
  • Hianna Suzart

    Sem sombras de dúvidas o livro parece ser bom.
    Eu particulamente não gosto de contos,eu gosto de detalhes e acho que num livro resumido aca perdendo algunma coisa da história…

    responder