Sabe aquele livro que você não consegue largar até chegar à última página? É este. Eu li em dois dias (mas poderia ter feito em apenas um) e, quando faltava pouco para terminar, fiquei até mais de 3h da madrugada acordada, porque simplesmente não conseguiria dormir sem descobrir o que aconteceu. A escrita de Socorro Acioli é assim mesmo: você não consegue parar de ler.
A Bailarina Fantasma
- Autoria:
- Socorro Acioli
- Editora:
- Biruta
- Ano de lançamento:
- 2009
- Páginas (nº):
- 184
A narrativa começa em terceira pessoa, focando na vida de Anabela e seu pai – que moram em um lugar sossegado e tranquilo de Fortaleza – e, no decorrer dos capítulos, outros personagens entram em cena, falando em primeira pessoa. Essa mudança de voz tornou o livro mais envolvente, pois nos proporcionou ver a dimensão dos acontecimentos por outro ângulo.
Uma foto na parede, uma figura colada na porta de um armário, a xícara pintada à mão com o nome da tia querida, tudo permanecia na pequena casinha azul, com telhado vermelho e fachada estreita onde cabiam somente uma porta, uma janela e, lá dentro, todos os sonhos do mundo.
Página 20
O pai de Anabela é um arquiteto que conhece tudo sobre o Theatro José de Alencar, e por isso foi escolhido para supervisionar a restauração do local. Até aí, tudo certo. Mas as coisas estranhas começam a acontecer a partir do momento em que a menina dá de cara com a fantasma do teatro. Essa fantasma precisa contar uma história, e precisa de ajuda para solucionar um mistério que está esperando para ser desvendado. Só que ninguém, até então, tinha coragem de ficar em sua presença.
O livro é mágico! Embarcamos, junto com Anabela, em uma viagem ao passado do teatro, lá pelos anos de 1910, onde tudo começou. Presenciamos apresentações de piano e balé, a primeira escola de dança do local, e os amores impossíveis que aconteceram na época e podem ainda deixar rastros. Não é apenas uma história sobre uma fantasma perdida, é uma vida de recordações deixadas no passado, mas que ainda têm o poder de mudar todo o presente.
Como de praxe, a diagramação do livro é impecável. Além de ter grandes aberturas de capítulos, esse livro conta com belíssimas fotos do Theatro José de Alencar, que é onde toda a história acontece (conheçam mais sobre ele neste post). Fiquei louca de vontade de visitar o teatro depois de ler essa história, assim como me interessei pelo balé Quebra-Nozes, muito citado e muito forte na história. Então, não é só mais um livro: ele realmente te leva para um mundo diferente do seu, e isso é muito bacana!
Socorro Acioli foi genial ao compor todas as peças dessa história. A personagem principal é um pouco infantil às vezes e faltou profundidade em algumas partes da história, mas fui incapaz de tirar uma estrela por causa disso. Eu procuro enxergar a classificação pelo contexto geral e, deste modo, pra mim, é uma história perfeita. Adorei lê-la e tenho certeza que nunca vou esquecer dos dias que “passei” no teatro. Gostei tanto que não posso não indicá-lo pra vocês.
Na minha resenha deste livro, publicada no blog da editora (que citei no começo do post), Socorro diz o seguinte em um comentário: “Pois te conto que estou escrevendo a continuação e curtindo muito! Logo, logo teremos notícias.” Ou seja: mais um livro maravilhoso!!! *-*
Beatriz Cavalcante
Eu sempre fiquei curiosa em saber do que tratava esse livro quando via ele. Mas nunca tive vontade de comprar sabe? Agora lendo a resenha eu fiquei realmente interessada nele e tenho vontade de ler. Sempre que vejo suas resenhas fico com vontade de ler o livro e quando leio gosto bastante. Quando vou ler algum livro venho aqui ver se já teve resenha dele. haha [think]
Tenho que parar de ler resenhas minha lista de livros está gigantesca, socorro!! 😛
Fluffy - Gabriela
Apesar de estar te deixando um pouco mais pobre e um pouco mais desesperada com a fila de livros aumentando, é muito bom saber que, pelo menos os livros que eu indico você gosta muito também! Fico feliz, nossos gostos são parecidos ^^
Beijão! Ótimo final de semana pra você.
monique carvalho
nunca ouvi falar desse livro otimaa resenha vou procurar ler um dia
Carolina
Ai, que curiosidade. Pára com essas resenhas que me deixam doida de vontade pra comprar o livro, Gabi! HAHAHA
Acho que vi um video que mostrava a diagramação desse livro e é realmente linda!
Beijo
Ellen Alves
Nossa que resenha mais linda! Fotos do theatro josé de alencar! Deve ser mágico mesmo…meu Deus eu adoro piano! Preciso ler essse livro!
Lilian Britto
Oi Gabi 🙂
Que resenha mais apaixonada! Já faz um tempo que sinto vontade de ler esse livro e agora com sua resenha, essa vontade foi elevada a 1000!!
Gosto de livros que tratem de monumentos nacionais, com personagens brasileiros. Aguça a idéia de que tudo pode ser real 🙂
Beijos!
@morenalilica
alice aguiar
fiquei encantada *-* o livro parece ser bem legal
vou por na minha lista de leitura e assim que topar com ele eu compro
Vanessa Coelho
Sempre tive vontade de ler esse livro, agora com a resenha então apaixonei. Adoro livros como esse, com mistério. O incrível é que é uma história brasileira. Os livros estrangeiros tem tomado tanto lugar aqui em nosso país que esquecemos os nossos. Amei a resenha, muito detalhada e é mais um favorito em minha lista.
Gabriela Wegner
Oi, Gabizinha. Tudo bem?
Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro e tenho muita curiosidade para lê-lo, mas ainda não tive oportunidade.
Quero ver se compro-o ou empresto na biblioteca da minha cidade.
Ele parece ser incrível, ainda mais por falar de duas coisas que eu amo: balé e teatro!
Amei sua resenha.
Beijos.
http://livrosemeninas.blogspot.com
Gabby
Adoro livros que criam toda uma nova ‘realidade’ para os personagens e conseguem levar o leitor junto nessa viagem, pois só torna a leitura ainda mais apaixonante, o que parece ter acontecido com você. Também gosto muito quando um livro nos faz perder a noção do tempo, então com certeza este livro entra para a minha lista de desejos.
Amei a resenha; deu para sentir a sua animação com o livro em cada palavra (o que só dá mais vontade ainda de ler).
Bruna
Olá
Gostei muito da sua resenha.
Já tinha ouvido falar do livro mas não imaginei que fosse tão bom!
Fiquei com vontade de ler…
Beijos
cocacolaecupcake.blogspot.com.br
Roberta Zanini
Acredito, pelo que li na tua resenha, que esse livro não me prenderia como te prendeu, mas essa sensação de curiosidade que não nos deixa dormir antes de terminar um livro é muito boa. A última vez que me aconteceu foi quando terminei de ler o livro “A Resposta”, da Kathryn Stockett.
Eduarda
Primeiro, que eu vou comentar porque achei a coisinha mais fofa a área de comentários, com esses emoticons lindos [smile] awwwwn jesus! Ta, não resisti em usar algum, porque achei muito fofo, mas voltando ao assunto … Eu achei muito interessante, e vou procurar ler ele, mas eu tenho uma pilha de livros, enormes para ler, e eu também quero muito ler os livros de Game Of Thrones.
Eu não consigo para de escrever nos seus comentários, porque é muito fofinho! [wink] eu só vou continuar mais um pouquinho aqui … [lol] pronto, acho que já ta bom né? Adoro escrever com a fonte Georgia, ela é linda, e da muita vontade de escrever awwn [heart]
Fluffy - Gabriela
Hahahaha, que fofa você! Eu também amei esses emoticons e, desde que coloquei esse layout no blog (lá por agosto de 2011) nunca mais tirei essas fofurinhas daqui! Heheh, também adoro a fonte Georgia, é deliciosa de escrever e ler 🙂
Beijos e obrigada pelo comentário! [wink]
Dinha Vieira
Ah, eu me apaixonei por esse livro desde quando vi a capa! Agora que li a tua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler *-* Adoro livros que envolvam teatro, 1900 e lá vai bolinha, dança… ♥ É muito amor! Quero logo ler e esperar ansiosamente pela continuação!
Beijão :*
Amanda Almeida
Oi Gabi, tudo bem flor?
Esse livro me lembrou um pouco o fantasma da opera, não sei porque. Se você leu em quase um único dia imagino que a leitura deve ter sido maravilhosa. Fique com vontade de conhecer a bailarina e o teatro.
Bjus,
Amanda Almeida
Beatriz Azevedo
Oi Gabi! Te indiquei para um selinho no meu blog! Olha lá, beijos!
Ludmila
Gabi,
Que delícia esses livro que você tem apresentado com suas ótimas resenhas.
Que vontade enorme de ler todos esses livros não tão conhecidos… Como a gente se surpreende, e isso é tão bom…
Vontade gigante de ler A Bailarina Fantasma! Uma resenha esta contagiante e tão boa, que a vontade é de sair correndo para comprar o livro e nos aventura na história, conhecer o Teatro José de Alencar, saber sobre o balé Quebra Nozes e sobre os personagens… adorei!
Preciso me contrar. rs
Beijos
Lucas Maia
Oi Gabi!
Já tinha lido uma resenha desse livro e sempre fico contente porque são resenhas que falam super bem e por outro dois motivos: 1º é uma história que se passa aqui, em Fortaleza, e isso não é comum. 2º tem um arquiteto, minha futura profissão. E acho que o teatro precisaria de uma restauração na fachada. Quando passamos por lá, não notamos mais a grandiosidade que era antes.
Beijos!
Patrícia Melo
Poxa, fiquei bem curiosa sobre o livro. Ainda mais porque você falou que não dá pra largar hehe Amo histórias que prendem dessa forma 😀
Isadora
Oi Gabi, tudo bem? Bom, eu não sei se você costuma fazer, mas… fiz um meme lá no blog e te indiquei, beijos! <3
Isa Secol
Diasdeventura.com
Hianna Suzart
Nunca tinha ouvido falar deste livro e estou megaaa curiosa pra saber o destino da ”bailarina Fantasma”
Jéssica Patrício
Olá, que capa linda! E amei a estória deste livro, e mais ainda por saber que se passa em um teatro que eu conheço! haha moro em Fortaleza, e esse Teatro realmente é lindo :))
não sei como nunca soube deste livro, fiquei tentada a lê-lo! Ótima resenha.
beijos,
Jéssica – strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br
Karine
Oi Gabi *-*
Eu vi as fotos do Theatro e me encantei… deve ter sido mesmo uma experiência ótima pra você e, com certeza deve ter sentido como se estivesse lá dentro… a história parece ser muito legal e envolvente, como você disse.
Suas resenhas como sempre, são as melhores, [heart] hihihihi…
Beijão
Beatriz
Aaah, vai ter continuação!! [heart] O que mais gosto nesse livro é o fato dele ser brasileiro. Tenho um carinho enorme produções nacionais (música, filmes, livros) e esse não foi diferente. É fantasioso e real ao mesmo tempo [love]
Giovanna
Olá! Morro de vontade de ler esse livro e eu confesso que sou apaixonada por essa capa!!!! Só falta ter aqui em casa, que eu vou correndo ler. Ótima resenha, parabéns.
Beijos, Giih
Igor 7hiago
Sabe é tão bom saber que cada vez a literatura nacional está corrompendo barreiras, está sendo mais valorizada, enfim. É tão bom quando uma trama é bem construída, bem feita, esse sim é um livro digno.
Beijos&abraços apertados, 7hings.com.br te espera lá!..
Luiza
Olá!
É um prazer conhecer o seu blog.
Não tinha o conhecimento desse livro, mas fiquei encantada com a sua resenha, o que me deixou com vontade de ler. Quando a minha lista de livros a serem lidos diminuir (rs) vou procurar por este!
Beijos [happy]
Fluffy - Gabriela
Oi Luiza!
Obrigada pelo comentário, e seja bem vinda ao blog! Espero te ver mais vezes por aqui, hehe! ^^
Tentei acessar teu blog e não abriu nenhum post, me avisa quando ele tiver ok que comento por lá também 😉
Beijos e uma ótima semana pra você.
Luiza
Owiiin..
Me respondeu! Ahhh [love]
Estou voltando ao mundo blogueiro.
Quando voltar com tudo, aviso. Mas estarei sempre aqui.
seu blog já está na barra dos favoritos [heart]
Rapha
Gabi, sua chata, agora eu quero este livro!!!!!!!!!! Quero mto mto mto!!!
Vai ter promoção? *-*
Fluffy - Gabriela
Hahahaha, acho que não vai ter sorteio dessa vez não =(
Mari
Oi Gabi,
Ainda não conhecia seu livro, mas usa resenha me deixou encantada, suas resenhas sempre me deixam com aquela vontade imensa de ler os livros 🙂
Parabéns pela resenha
Beijos
Mari – Stories And Advice
Aline T.K.M.
Ganhei esse livro numa promo no Felizvros mas ainda não o li (por falta de tempo mesmo e por ter passado outros na frente dele), mas fiquei tãooo feliz por ter ganhado o livro. Lerei logo, até porque sou fascinada por ballet e me incomoda não ter lido livros que falem deste universo. Adorei a resenha!!
Bjinho,
Livro Lab
Maris
Uau, parece ser muito bom *-* Pelo menos a sua resenha deixa qualquer pessoa, até mesmo eu que tenho medo dessas coisas, ficar com vontade de ler ahahha. Parece ser muito envolvente *-*
Beijos,
Maris
http://maristelabispo.com.br/
neny
Um livro nacional e bem escrito, é tudo que estou precisando ultimamente..cansada de tanto ler Ya rsrs.
E um livro que tenha como protagonistas pai e filha, quase não vejo..acho que ainda não li um rs, amei sua resenha,
beijos.
Tacila Porto
Olá flor. P livro parece ser muito bom. Quero muito ler e depois da resenha, piorou.
Nunca tinha lido um livro da autora e espero gostar.
Beijos
Thaynann
Me encantei por este livro, de verdade. Amei a sua resenha! Não vou dar conta de tanto livro, mas esse acabou de entrar para minha listinha também. [smile]
Juliana Guedes da Silva
Eu já tinha lido algumas resenhas sobre este livro, mas nenhuma havia conseguido despertar a minha curiosidade, por isso, amo as suas resenhas sempre detalhistas e falando do livro com tanto carinho.
Este livro acaba de entrar na minha lista de leitura para esse mês.beijos
Bia Medeiros
Juro que não fazia a mínima ideia de que esse livro era nacional! E tudo ocorre aqui no meu nordeste haha Tá, não sou de Fortaleza, mas moro no RN, que é vizinho rs Só viajei até lá uma vez pra ir pro Ceará Music e nem tive tempo de turistar. O Theatro José de Alencar já está na minha lista de lugares pra visitar quando eu voltar lá futuramente [dead] Ah, e já quero ler esse livro, não é sempre que encontramos uma história tão envolvente que se passa em Fortaleza. Bjs!
Estela Choi
OMG eu preciso desse livro *—–*
Camila
Já ci várias resenhas sobre esse livro, estou até me coçando para lê-lo, assim que ler volto e comento minha opinião.
Ah, ótima resenha…
Beijão:)
Camila- Ninho de Fogo
Isadora
Voce posta umas resenhas de livros que nunca vi aqui na minha cidade… Por isso venho aqui sempre que posso, quando é bom mesmo eu pego pela internet…. Adorei esse ai, adoro histórias de fantasmas e mistérios *-*
Maristela G Rezende
eu não conheço essa escritora e nem sabia desse livro. No entanto, gostei de cada palavra que li em sua resenha e quero ler o livro.
Ni Portela
Adorei! Achei super fofo esse contexto geral da história, sabe? Fiquei com vontade de ler <3 ainda que a personagem seja meio infantil, etc. ainda assim, parece ser uma história tão… delicada, não sei ;_; muito amor!
Beijocas, Ni
Erika Tammy
esse livro sera minha próxima leitura, estou muito ansiosa principalmente pelo fato da escritora ser brasileira. Confesso que não leio muitos livros de escritos do nosso país, mas estou tentando mudar isso ao pouquinhos. outro motivo para querer ler é porque cita o balé Quebra-Nozes, que é meu favorito 🙂
Ana
[dead] [cry] [cry] [confused] [less] [love] [mad] [omg] [question] [sad] [secret] [smile] [ugh] [wink] [wtf] [zzz]