Resenhas de livros

Organização e produtividade

Papelaria

Noble Smith – A sabedoria do condado

Para ser sincera, não li a trilogia “O Senhor dos Anéis”, e a minha leitura acabou ficando um pouquinho prejudicada por não conhecer nada da história do que o autor comentou (dei 4 estrelas porque imaginei o livro sendo lido por alguém que conheça os Hobbits, e aí é óbvio que ele é muito bom!). Quando iniciei a leitura, pensei que o livro não fosse tão focado na história criada por Tolkien. Não vou dizer que a leitura foi ruim, porque não foi, e aprendi coisas muito bacanas com as palavras do autor, mas é claro que não foi um livro tão bom, para mim, neste momento, como seria para um fã da série.

A sabedoria do condado

Autoria:
Noble Smith

Editora:
Novo Conceito

Ano de lançamento:
2012

Páginas (nº):
176
Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? “A Sabedoria do Condado” tem a resposta para essas perguntas.

Noble Smith é um fã apaixonado pelos Hobbits e pelo estilo de vida deles. O modo como ele fala sobre essas pequenas criaturas é incrível, e é digno de uma pessoa que já leu os livros mil vezes, e parou para refletir sobre cada atitude dos personagens da história. A cada capítulo, o autor abordou um assunto: algumas vezes mais profundos como amizade, coragem ou amor, ou até mesmo mais simples, como comida e jardinagem, e fez um “link” com o nosso modo de viver hoje.

Estar em uma plantação é como voltar no tempo, para uma época em que as pessoas sabiam quem produzia sua comida e a terra onde era cultivada. Os pequenos agricultores (eles trabalham em sítios pequenos, mas geralmente não são pessoas pequenas) são muito parecidos com os Hobbits trabalhadores.

Página 28

Os Hobbits têm um estilo de vida simplíssimo, uma alegria verdadeira que brota fácil de seus corações, e não precisam de muito para serem realizados. Eles apreciam a amizade, a convivência uns com os outros e não são ligados em pertences materiais, como parece que é o ápice do nosso mundo hoje, com tanto consumismo exacerbado e exagerado.

Para os Hobbits, excesso de manteiga era uma das grandes e necessárias alegrias da vida. Eles sabiam o que os fazia felizes. Bons amigos, comida deliciosa e farta na mesa, cerveja e música.

Página 30

Por fim, admito, a partir de uma fã antecipada, sem ainda ter lido os livros, que o estilo de vida dos Hobbits e dentro do Condado me fez querer correr pra ler os livros hoje mesmo (tenho os três na prateleira, esperando para serem lidos, imaginem a ansiedade!). Na correria que vivemos hoje, parece-me que estar, algumas horas por dia, no Condado, nos dará uma grande sabedoria para enfrentar o dia a dia com muito mais coragem e vontade de crescer, independente do obstáculo que enxergarmos pela frente.

A verdadeira bravura é tomar a dianteira, como Sam e Frodo, entendendo que pode ser que sua história ou o que você está passando nunca chegue ao conhecimento de alguém. Sobreviver a uma experiência difícil e crescer como pessoa é a verdadeira recompensa.

Página 89

Comente este post!

  • Lucas Maia

    Oi Gabi!
    Quanto tempo né?! Mas estou sempre de olho nas suas fotos no facebook e nos post que aparece lá e no twitter. Mas antes de cometar sobre a resenha, quero dizer que ontem terminei ACEDE e amei, apesar de ter imaginado um final diferente e no decorrer do livro fiquei esperando por algumas coisas serem reveladas, mas no entanto isso não atrapalhou em eu considerar esse livro muitoooo bom e está nos meus favoritos.

    Agora sobre a resenha, também não li os livros do Tolkien. Iria comprar O Hobbit, mas acabou que ainda não comprei e não li a Trilogia do Senhor dos Anéis, mas vi todos os filmes.

    E esse livro tem uma capa interessante. Fiquei com vontade de ler. Na verdade fiquei com vontade de ler todos os livro do Tolkie também!

    Beijos, Gabi!

    responder
    • Fluffy - Gabriela

      Oi Lucas!
      Nossa, muito tempo mesmo! Que bom saber que você gostou de ACEDE! O final também me pegou meio desprevenida, e eu queria, queria, queria que tivesse sido diferente, mas okay. Okay. A gente entende, rs 😉
      Beijos.

      responder
  • Sandra

    Esse livro é uma delícia, né, Gabi?
    Ainda não li todo, mas já dei umas boas folheadas. Noble Smith faz uma rica comparação à obra de Tolkien, trazendo a fantasia para o nosso dia-a-dia, melhorando nossas vidas. 🙂

    Beijinhos, querida!
    Saudade!

    responder
  • Bianca Remohi

    awww, eu amo essa série *_*
    HDUHDUDA , eu ja era nerd e me tornei mt mais quando comecei a namorar um verdadeiro NERD ! Sou louca pelo filme Senhor dos Anéis e toda a sua série de livros e filmes, esse livro foi lançado – se eu nao me engano – depois do Hobbit. Conta sobre a vida deles, seus costumes, sabedorias, e eu me interesso tanto *_*
    Gosto muito do escritor da obra , por que na serie do Senhor dos Anéis ele conta a historia por volta do anel, no Hobbit , ele conta sobre os hobbits, a vida deles, como eles são, e ele nao para de escrever mais coisas sobre esse mundo incrivel *_* ou seja, faz com q o leitor acredite e viaje nesse mundo, pois ele sempre nos conta mais detalhes, mais coisas do mundo deles *____*

    Eu amo amo amo demais essa série ♥

    responder
  • Dinha Vieira

    Que mágico! Eu ganhei a trilogia + o Hobbit + o Silmarillion do meu irmão no natal de 2010 (!) e até hoje só li o Hobbit, que é MUITO bom, por sinal. Fiquei sabendo desse livro e me deu mais vontade ainda de ler! Só não li até hoje porque to esperando o momento certo, sabe? Eu gosto de sentir que aquele é o livro que eu deveria ler antes de começar. Assim que termino de ler algum livro, fico um tempão olhando pro livreiro pra ver qual livro vai “me chamar”. Parece meio estranho mas sempre dá certo! haha *-*
    Beijão ♥

    responder
  • Beatriz Gosmin

    Oi Gabi!
    Eu também não li a trilogia, mas estou ansiosa para ler este livro! Eu gosto dos filmes…!

    Beijos

    responder
  • Karina

    Oi Gabi tudo bem?
    Que tudo este sorteio, PARTICIPANDO lógico 🙂

    Vc usa o blogger como navegador padrão não é?! Atualiza a Tag de tutoriais e ensina a gente fazer este bloco de comentários lindo aqui <3

    Beijinhus

    responder
    • Fluffy - Gabriela

      Oi Karina! Tudo bem, sim!
      Boa sorte no sorteio 🙂

      Eu uso WordPress, flor. No momento estou bem sem tempo pra fazer posts mais elaborados no blog, mas no segundo semestre do ano quero me dedicar bastante a ele, e pode ser que tenha alguns tutoriais sim ;D
      Beijos!

      responder
  • igor

    Bom dia Gabi! Eu quero que seja bom dia! Mesmo que você esteja lendo essa mensagem três da manhã! Acabei de ler esse livro, por sua culpa, mas quero é te agradecer! Eu li os livros “O senhor dos anéis” (a saga, aliás) e pensei que esse livro “A sabedoria do Condado” seria nada a ver, mas sei lá, quando cheguei aqui e li a resenha, vi como você falou do toque que o livro trás mesmo para as pessoas que não leram. O mais engraçado é, li sua resenha ontem e hoje estou vindo comentar e agradecer, por fazer eu querer ler o livro (já que ele estava na minha estante a uns 4 meses). Adorei a leitura, obrigadão <3

    Beijos! Sumida!

    responder
    • igor

      Nossa Deus! Eu não sei mais comentar, óh céus. Deixei tudo pela metade. O engraçado é que li sua resenha ontem e hoje acabei de ler o livro, já estou vindo comentar que o adorei. (acho que é porque estou com sono).

      Mesmo assssssssssim, beijos.

      responder
  • Sabina sem R

    Tô apaixonada pelo seu blog, muito fofo [smile]

    responder