Resenhas de livros

Organização e produtividade

Papelaria

Alyson Noël – Chama negra: série Os Imortais, livro 4

Não quero soltar spoiler sobre os três primeiros livros pra vocês, por isso vou me ater unicamente à minha opinião sobre o livro e sobre alguns acontecimentos mais marcantes.

Chama negra

Série: Os imortais – volume 4

Autoria:
Alyson Noël

Editora:
Intrínseca

Ano de lançamento:
2011

Páginas (nº):
239
Enquanto tenta ajudar Haven na transição para a vida imortal e libertar Damen do feitiço que não a permite tocar nele, Ever se aprofunda mais e mais nos mistérios da magia negra. O feitiço, porém, vira contra a feiticeira, e ela se vê presa a seu maior inimigo: Roman. A força estranha e poderosa que toma conta de seu corpo impede que Ever consiga parar de pensar nele e de desejá-lo. Ela quer resistir à atração incontrolável que a está consumindo. Ele quer se aproveitar desse momento de fraqueza. A ponto de se render, Ever procura a ajuda de Jude, arriscando tudo e todos para salvar a própria vida e seu futuro com Damen…

Achei que esse livro está mais maduro. Ever me pareceu mais madura, mais decidida sobre o que quer, e está pensando mais antes de agir e fazer algumas coisas. Mas calma! Ela ainda é muito irracional sobre algumas coisas e a chata de sempre, mas, a meu ver, até o fim do livro ela parou de ser aquela menina cabeça dura que sempre foi.

As confusões continuam, não se iludam. Na metade do livro, Ever fez uma coisa (pela terceira vez) que acreditou que, com certeza, salvaria e colocaria tudo nos eixos. Eu acreditei que sim, daquela vez, pelo menos a metade dos problemas seriam solucionados, deixando de ser uma bola de neve tão gigantesca. Mas nem tudo sai como planejado, e a deusa pra quem ela estava apelando não ouviu o seu chamado. Nesse momento, acho que o que Ever sentiu de desapontamento e pânico, eu senti de raiva!

Porém, ela não desiste e quer saber porque tudo o que fez certo deu tão errado. Uma pessoa que a ajudou nos livros anteriores volta e é quem diz a Ever como solucionar o que está acontecendo. Está tudo na cabeça da Ever, que fica imaginando coisas ao invés de fazer o que realmente precisa. O melhor que achei nesse livro, então, foi que a solução é mais simples do que o esperado. Isso me deixou com os pés no chão e mais confiante de que a protagonista pode vir a se tornar uma pessoa mais racional.

O final do livro nos deixa sedentos pelo próximo: quando tudo o que Ever mais queria é arruinado por um infeliz mal entendido (pasmem: ela fez tudo dentro dos conformes dessa vez, e não foi culpa dela tudo ter desandado!), ela meio que se “contenta” com o que pode ter.

Só há uma coisa a reclamar: a história, apesar de EU tê-la achado boa, não prende tanto. Parece que a autora enrolou, enrolou até conseguir escrever os seis livros que disse que faria. Porque não pode dar tudo tããão errado sempre!

Enfim, achei o final do livro e a resolução de alguns problemas mais humano (se é que uma história tão sobrenatural pode ser chamada de “humana”). Os amigos estão mais envolvidos do que nunca (embora não do jeito como costumavam estar) e parece que o segredo de ser imortal está se espalhando cada vez mais. Ainda há muitos problemas a serem resolvidos, mas será que Ever consegue dar conta de tudo e ainda proteger seus amigos e sua tia de seu segredo?

Comente este post!

  • Babi Lorentz

    Gabi, passei pra dizer apenas que reparei, sim, as mudanças.
    Só que não posso ler a resenha, infelizmente, porque ainda não li nem o primeiro livro =/
    Beijão

    responder
  • Dud's

    oiee,
    adorei a resenha. Li apenas o para sempre e não dei continuidade pois achei os personagens nao muito convincentes e meio chatos :S Fico feliz em saber que esta historia esta amadurecendo, me deu até vontade de ler o resto da série.
    boa semana
    ;*

    responder
  • Flávia Pachêco

    Uma hora a pessoa tem que evoluir pelo menos um pouquinho né, rsrs. Isso deve ser jogada de marketing só pra dar curiosidade nos leitores e fazer eles comprarem todos os livros, porque meu, por mais que nossa vida seja assim mesmo, tipo uma montanha russa em que ás vezes está tudo bem mas ás vezes dá tudo errado, não é possível que a Ever SÓ faça merda o tempo inteiro. Acho que eu não iria gostar muito dessa série, porque me irrito fácil demais, e só com as resenhas já estou super irritada com a Ever 😡 rsrsrs.
    Mas boa sorte com a leitura dos próximos! Vou aguardar as resenhas ^^

    Beijão,
    @flafsbp
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    responder
  • cris dornelas

    Já li spoiler dessa série inteira e só me dá vontade de ler mais e mais! Eu preciso desses livros urgentemente ou vou pirar.

    responder
  • Luara Cardoso

    Se você não tivesse falado “Calma!” no primeiro parágrafo, eu até ia cair na ilusão de que ela ia se tornar um pouco menos chata!
    Eu li os dois primeiros livros da série e poxa, a experiência foi bem ruim. Não gostei muito. Mas enfim, não custa nada dar uma chance aos outros livros, não é mesmo? 😀

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

    responder
  • Erika Tammy

    Gabi, gostei muito da rezenha!
    já estou lendo chama negra, quase acabando e estou louca pra ler logo os dois ultimos.
    Espero que o final dessa saga seja bom como me disseram que é!
    Beijinhos!

    responder
  • Lygia

    Só falo uma coisa pra vc, Gabi…vc é uma “vencedora” de ter conseguido chegar no 4º livro..apesar de achar o 1º relativamente bom, achei a protagonista muito malinha e marrenta! (não sei quem ganha o posto de mais mala da literatura atualmente, ela ou a Nora de Hush-Hush, rsrs).

    Mas que bom que nesse vc percebeu uma evolução da personagem, vamos assim dizer!

    Beijos!

    responder
  • Beatriz Gosmin

    Foi neste que eu parei.rsrs

    Estou me recordando vagamente do final e um dia talvez eu continue para ver se isso realmente vai ter fim.

    Beijos
    Bia | http://www.livroseatitudes.blogspot.com

    responder
  • Mari

    [wink] Oi,

    Ah essa resenha sua ficou ótima, ainda não li essa serie , mas li algumas resenhas…
    Confesso que não estou com muita vontade de ler, pois pelo que eu entendi esse personagem é um pouco chato rs.
    Enfim quem sabe eu acabo dando um oportunidade pra essa serie rs.

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    responder
  • Pam Fardin

    Confesso que não tenho muita vontade de ler essa série. Já tive a oportunidade de começar, mas acabei passando, principalmente por ser tão grande, com um montão de livros xD Acho um dia talvez eu comece a ler, se tiver alguma outra oportunidade 😛
    Linda resenha, Gabi ^^

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    responder
  • Naiare Crastt

    Normalmente eu gosto de spoilers, rs! Mas como esse é o quarto livro, e como eu nao li o primeiro, preferi nao ler a resenha. Se ainda tivesse lido até o segundo, eu iria ler, enfim!
    Quando eu acompanhar, volto aqui pra saber sua opnião sobre. 😀

    responder
  • Emilia

    Minha amiga é apaixonada por essa série, infelizmente não consegui gostar muito, não me tornei fã. Não consegui me identificar com a Ever de jeito, maneira T_______T
    sua resenha foi tão bem escrita que me deu até vontade de saber o que aconteceu e de pegar esses livros para ler ‘-‘
    beijoos

    responder
  • Jeniffer

    Uma das séries que estou louca pra ler, me parece bem interessante *-* Obrigada pelas felicitações de aniversário lá no blog *_____*

    Beijos

    responder
  • Ludmila

    Oi Gabi,
    Que bom que esse livro as coisas parecem evoluir um pouco…
    Já esta passando da hora da Ever evoluir, não é?
    Não sei o que comentar sobre esse livro, mas a sua resenha faz com que a gente sinta uma esperança de que as coisas podem melhorar… será? rsrsrs
    Tomara que sim.
    A série Os Imortais, tinha tudo para ser uma série inesquecível, mas é como vc falou; parece que a autora enrolou demais para escrever os 6 livros.
    Espero que tenha salvação.
    Beijos

    responder
  • SÂMI

    Oie!!

    Seu blog é muito lindo, repleto de conteúdos incriveis 🙂
    E já estou seguindo, é claro!

    Ficarei muito feliz se puder visitar e seguir o meu também!
    Tem sorteio rolando!!

    Tenha um lindo final de semana!
    Beijo grande.

    samifobia.blogspot.com

    responder
  • Cleide

    Oi flor,

    Sabe, ainda não conhecia o livro.
    Mas adorei a sua resenha…
    bjks e linda semaninha…

    responder
  • Vahallam

    Oi Amore, amo suas resenhas, vc sabe né?! eu tbm não conhecia o livro. Eu fiquei interessada em ler este livro, gosto de livros assim.

    ENTÃO GATA, FIZ UM AWARD PARA VC…PEGA LÁ NO MEU BLOG

    BEIJOS

    responder
  • May

    Quero muito continuar a série, mas confesso que teria que ler tudo novamente, esqueci quase toda a história…

    Beijos,
    May ;*

    responder
  • kakau4ever

    Ainda não li nem o primeiro, mas li mesmo assim, me pareceu intrigante. Bjoks

    responder
  • Barbara

    Ótima resenha!!!
    [happy]

    responder
  • Fátima Menezes

    Nem terminei de ler o primeiro livro da série. Mesmo correndo o risco de encontrar spoilers (o que, felizmente, parece que não encontrei), li essa resenha na esperança de que a mesma me encoraje a terminar Para Sempre. Bem, encorajou-me. Não é leitura urgente, mas quero saber como a saga prossegue.

    Beijos,

    Fátima Menezes – @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    responder
  • Camila Bezerra

    Ótima resenha, como sempre!
    É bom saber que a Ever amadurece com o decorrer da séries!

    Abraços!
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com/

    responder
  • Mari

    Oi Gabi,
    Cada resenha que leio dessa série fico com mais vontade de ler, só que sabe aquela sensação que temos as vezes quando lemos somente série?
    Quero algo diferente por isso ainda não vou ler essa série, mas com sua resenhas fico com uma vontade de ler.
    Quem sabe dou uma oportunidade pra ela né?
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    responder