A vida é Bela
- Ano de lançamento:
- 1997
- Gênero:
- Comédia dramática
- Direção:
- Roberto Benigni
- Nacionalidade:
- Itália
- Duração (min):
- 116min
Na primeira parte do filme temos Guido, um homem de bom coração, apaixonado, brincalhão, simples, infantil e com uma criatividade sem limite. Guido vai do campo para a cidade grande com o desejo de ter uma livraria, mas não consegue uma licença da prefeitura e acaba tonando-se garçom – um garçom bem raro, diga-se de passagem, que com toda sua espontaneidade, conquista importantes fregueses do restaurante.
Depois temos Dora, uma professora com quem Guido tem fofíssimos encontros inusitados que findam por leva-los pelos caminhos de uma linda paixão. A relação deles é tratada da mais pura forma; com o mais simples e verdadeiro amor. Alguns anos depois, já casados, os dois tem um filho a quem chamam de Josué.
A segunda parte (onde externei, involuntariamente e de coração por tanto envolvimento com o filme, vários suspiros encantados e pesarosos) é quando Guido e Josué são levados para um campo de concentração. Dora, com sua firmeza e amor pela família, enfrenta os homens fardados e pede para ser levada também. Lá, a mãe fica junto das outras mulheres, e pai e filho ficam juntos. Os ‘meninos’ fazem alguns amigos que acabam ajudando Guido (ainda que sem mover um dedo, apenas consentindo) a cuidar de Josué. É aí que esse pai usa todo seu amor e criatividade para salvar uma cabecinha de criança de toda a maldade que o cercava naquele lugar: Guido fez Josué acreditar que eles estavam em um jogo onde deveriam seguir determinadas regras, fazer determinada quantidade de pontos e, no final, quem ganhasse, levaria para casa um tanque de guerra de verdade.
Esse filme me tocou profundamente. Ele carrega em sua essência coisas que sempre me emocionam e cativam: criatividade, infância e doação. Cenas em que um pai cansado de corpo e mente, carregando uma história e um trabalho nas costas, consegue sorrir para o filho; ou quando os dois, distantes, trocaram piscadelas de um olho só e Guido, mesmo seguido por um soldado, fez graça pro menino; entre outras cenas que mostram a cumplicidade e amizade de uma família que possui apenas a certeza de ter um ao outro e o amor… De longe um dos filmes que mais me emocionou.
Super recomendo! Quase como um desejo, para todo mundo! É pra ver e (re)pensar sobre família, fé, doação e, muito, muito sobre acreditar no amor que se sente!
camila lacerda
Ha vou ver para assistir.. gosto de saber sobre essa guerra 🙂
Divana
Oi Karol, tudo bem? [happy]
Eu assisti a esse filme e fiquei muito emocionada, chorei bastante no final.
Não tem como não se alegrar e acreditar em um pai como esse, Guido, que faz de tudo pra deixar o filho salvo independente das circunstâncias. Ele conseguiu me arrancar risos mesmo com toda a tristeza desse filme.
Abraços!!!
Mariana Pedroso
Esse filme é uma das coisas mais lindas que eu já assisti. [happy] <3
Luuh Marcely
GEEEEEEEEMT!! Esse filme é, simplesmente, sensacional! *——–*
Lembro de quando eu o assisti pela primeira vez, chorei horrores. <//3 Hahahah
Gostei da resenha, explorou bastante o filme sem dar spoilers, parabéns! 😀
Beijinhos. :*
Juliana
Confesso que esse filme sempre esteja na lista pra eu assistir, mas sempre apareciam outros na frente e terminei nunca vendo. Desde que ganhou o Oscar… Eu nem imaginava que a história era essa! Fiquei encantada, realmente deve ser uma perfeição. Agora não vou mais adiar xDD
Adorei o post 🙂
Beijos!
Ana
Amo esse filme, realmente é muito tocante.
Tâmara Moya
Adorei esse filme!
Chorei muito!
Thalita Melo
Já assisti esse filme várias vezes e todas as vezes que eu assisto fico com aquela vontade de chorar ;( mto bom mesmo, lindo ♥
Joana Masen
Há muito tempo eu tenho vontade de ver esse filme, mas nunca criei a oportunidade. Ele realmente deve ser muito emocionante, e a reação de todos que assistem é parecida com a sua Karol. Acho que preciso urgentemente separar um tempinho para assisti-lo.
Bjos!
Luiza Grilli
Foi um dos filmes mais lindos que já vi em toda a minha vida! Sem brincadeira… Eu vi numa aula de Sociologia e posso afirmar, com absoluta certeza, que todo mundo que viu esse filme, amou! Posso te dizer também que esse filme me marcou profundamente – até porque eu estava vivenciando coisas maravilhosas no momento.
Amei tanto esse filme que escrevendo ainda parece insuficiente! [love]
Quando vi que saiu um post sobre este, não exitei e vim aqui comentar. Recomendadíssimo mesmo!
Amanda vitória
Fim de semana, me aguarde! Hahaha quero ver. ♥
>> Visite nosso site!
– xoxo –
Gê
Tenho uma paixão por filmes que retratam algo assim, comédia dramática então é perfeito. Boa dica de filme, vou ver essa semana. ♥
http://indiespos1cao.blogspot.com.br/
wia
Bom filme. É bem criativo e um pouco triste
Renildo
Legal viu fera
kesia
Assisti esse filme e achei ele perfeito; uma história linda [heart] [heart] emocionante e cativante…
LARISSA VALESSA
Eu assistir esse filme e fiquei mt emocionada e tive que fazer um resumo dele…
sabrina
[love] [love] [love] [love] [love] [heart] [heart]
Martina Moreira Schmitz
[heart] Eu simplismente amei este filme! [heart] [love]
Amanda
amei o filme! ?
Hemyli
GENTEEEE!!! esse filme é maravilhoso, me emocionei bastante e fiquei super feliz por existir um filme que te faz (re) pensar em seus atos e suas situações e depois desse filme, só tenho algo a dizer , A vida é bela