Resenhas de livros

Organização e produtividade

Papelaria

John Boyne – O Palácio de Inverno

O Palácio de Inverno

Autoria:
John Boyne

Editora:
Companhia das Letras

Páginas (nº):
453
Na primeira vez em que alterou o curso da história, em 1915, o então jovem camponês russo Geórgui Jachmenev conseguiu impedir um atentado à vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar. Esse involuntário ato de bravura acaba por assegurar a Geórgui um lugar de honra na corte de Nicolau II, que o nomeia guarda-costas pessoal de seu filho, o também adolescente Alexei Romanov. Em 1981, agora cidadão britânico e funcionário aposentado da biblioteca do Museu Britânico, o octogenário Jachmenev, enquanto vela pela saúde da esposa Zoia, que vive os últimos estágios de um câncer devastador, deixa a memória flutuar, recordando aleatoriamente os fatos de sua vida, grande parte deles ligados diretamente a eventos históricos que transformaram o século XX. Rasputin, Winston Churchill, um amigo de Charles Chaplin, o último czar russo e outros personagens históricos de vulto misturam-se às pessoas comuns do imaginário de Jachmenev, à medida que sua memória vai aproximando os dois momentos mais importantes de sua vida, aquele em que conquistou o amor de sua vida e aquele em que está prestes a perdê-lo de forma definitiva.

Estou sem palavras para descrever a minha surpresa no final do romance de John Boyne. Demorei bastante tempo para pega-lo para ler na biblioteca, mas demorei mais ou menos cinco dias para termina-lo. E o motivo disso é porque este é um livro que você não pode largar até descobrir como se sucederam vários episódios da vida de Geórgui.

No decorrer da história, o autor vai deixando várias pistas e vários enigmas para desvendar, que ele vai revelando aos poucos. Quando chegamos ao final do livro, a gente já suspeita de tudo, mas, mesmo se tivéssemos 100% de certeza, mesmo assim John Boyne consegue nos surpreender com sua escrita maravilhosa, encantadora e que faz a gente prender a respiração quando os personagens o fazem; chorar quando eles choram e sorrir quando acontece algo engraçado.

O livro envolve um pouco de história, já que os fatos ocorrem na época da guerra na Rússia, quando o povo era governado por um czar que viviam no Palácio de Inverno. Mas é de fácil entendimento e, seguindo o mesmo estilo de “O menino do Pijama Listrado”, que mistura ficção e eventos históricos, faz a gente ficar nervoso e um pouco triste com o desfecho. Para quem gosta de história, ficção e um lindo romance, não pode perder esse livro.

Comente este post!

  • Maria Clara Ribeiro

    Parabéns Gabi , sua resenha ficou ótima , mas a leitura é de fácil entendimento mesmo ?Pq ele parece ter uma escrita bem dificil mas é claro que não dá para julgar só pela capa..quem sabe um dia eu não leia ?huahua Beijos
    =D

    responder
  • Barbara

    [omg] você demorou cinco dias para ler esse livro ? [omg]
    Parabéns !!!
    Você é um exemplo a ser seguido … ehehehe ! [happy]

    Bjus
    Bom findi !

    responder
  • Sanzinha

    Bom dia, Gabi!

    Faz tempo que ando de olho nesse livro, mas estava em dúvida se comprava ou não, porque tinha medo de não gostar. Mas depois da sua resenha, agora eu quero! rs
    E quanto a Sangue de Lobo, confesso que eu senti um certo medinho mesmo enquanto lia… mas depois que os mistérios vão sendo desvendados, aí a gente se sente uma tonta por ter tido medo.. kkkkkkkkkkkk.
    Mas o livro é muito bom! Leia!

    Beijo grande, querida!
    E ótimo fim de semana!

    responder
  • Maria Clara Ribeiro

    Oii Gabii , muito obrigada pela dica , eu já tinha reparado que o link do blog não está correto mas como já fica tudo preenchido eu fui deixando ficar assim …pode deixar que eu vou consertar !Beijos =D

    responder
  • Rodrigo

    gata, vou dizer, tu sabe indicar um bom livro.
    já li e adorei. ASSINO EM BAIXO!
    beeijo!

    responder
  • Douglas

    Sabe “gata” [mad] se você não tivesse falado um pouco do livro nem daria bola, pq pela história não me chamou a atenção. Mas você falou muito bem, então quem sabe um dia eu leia…
    TE AMO!

    responder
  • Claudinha

    Vixe, nem precisa dizer mais nada, já me ganhou por completo! É bem o tipo de leitura que me interessa, já queeeeero! [dead] Só mais um livro pra comprar, oh meldels. rs

    Beijos

    responder
  • Demi

    Oi Gabi!
    Eu estou lendo esse livro agora e estou adorando!
    Gosto muito de livros que nos contam um pouco da história de algum lugar.
    Só não sei se vou conseguir terminar em poucos dias.rs
    Adorei o seu blog! =)
    Bjos!

    responder
  • vanessa

    Quero muito ler esse livro, parece ser super bacana. Adorei a resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    responder
  • Thai

    me deixou com uma enorme vontade de ler , o nome é bem interessante. bjoos ;*

    responder
  • Miriam

    Esse já faz parte da minha lista de desejos…

    responder
  • Mary

    Oii, Gabi!
    Sua resenha ficou maravilhosa e me deixou mais curiosa em relação a este livro.
    O adquiri há alguns dias e estou bastante ansiosa para lê-lo.

    Parabéns, como sempre [wink]
    Beijocas!

    responder