Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Aprenda a escolher o secador de cabelo ideal para você

Cada vez mais as mulheres, e principalmente os homens, vêm procurando técnicas e ferramentas para aprimorar os cuidados com os fios. Por isso, um dos aparelhos mais utilizados e conhecidos, o secador de cabelo, é fundamental nesse processo.

Por isso, além de escolher e utilizar com frequência bons produtos cabelos, é muito importante encontrar um bom secador de cabelo. Ou seja, um que não danifique os fios a curto e longo prazo.

Pensando nisso, preparei o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o mundo universo do secador de cabelo. Confira agora como utilizar corretamente, como escolher o ideal e conheça os principais tipos de secador.

Por que o secador de cabelo é importante?

De modo geral, a grande maioria das pessoas sabem o que é um secador de cabelo. No entanto, ele, além de ser fundamental para secar os fios, é importante para garantir a qualidade capilar a longo prazo.

Por isso, utilizar um secador de cabelo de qualidade e da forma correta é imprescindível. Caso contrário, é possível desencadear ressecamento, quebras dos fios e outros problemas capilares mais complexos. 

Seja um secador profissional ou mais básico, ele é muito importante para aquelas pessoas que têm uma rotina mais intensa. Com isso, é uma mão na roda para secar rápido o cabelo e sair para trabalho ou para curtir com os amigos.

Portanto, com os avanços tecnológicos, cada vez mais existem modelos mais capazes de garantir a integridade dos fios. No entanto, é preciso unir praticidade, segurança e cuidados. Por isso, é preciso muita atenção ao comprar o secador de cabelo ideal para você.


Passo a passo de como escolher o modelo ideal

Para comprar qualquer tipo de produto é necessário fazer uma pesquisa prévia e comprar todas suas vantagens e desvantagens. Com o secador de cabelo não é diferente, logo, existem diversos fatores que precisam ser analisados para escolher o secador ideal.

A primeira grande característica que precisa ser analisada é o peso do secador, principalmente se você for daquelas que usam frequentemente. Por isso, o peso ideal é de entre 300 e 800 gramas. 

O segundo passo para escolher o secador de cabelo ideal é analisar a ergonomia do cabo, ou seja, se ele possui um bom encaixe. Essa análise vai garantir que você tenha boa desenvoltura ao manusea-lo durante a secagem. 

Depois de comparar os pesos e ergonomia de cada secador, é muito importante realizar a comparação da potência de cada produto. De modo geral, quanto mais potente, mais jato ele libera, resultando em uma secagem mais rápida.

Outro ponto a ser estudado é a voltagem. Hoje em dia já existem algumas opções bivolts, mas a grande maioria ainda conta com voltagem de 100 e 220v. Para quem costuma levar o secador para viagens, o mais indicado é comprar um secador bivolt. 

Além disso, principalmente para as pessoas que usam muito o secador de cabelo, é importante analisar o tempo de garantia e também quanto ele consome de energia. Afinal, você vai utilizá-lo com frequência e impactar no custo de luz e na necessidade de consertos.

Como usar o secador de cabelo corretamente?

Agora que você já sabe como escolher o secador de cabelo ideal para sua rotina, é fundamental conhecer as dicas de como utilizá-lo de forma mais eficiente. O primeiro passo é não deixar o cabelo completamente molhado.

Por isso, o ideal é tirar o excesso de água com uma toalha até que ele fique úmido. Essa iniciativa é fundamental para diminuir o tempo de exposição dos fios às altas temperaturas do secador.

Após a secagem rápida com a toalha, é importante utilizar um protetor térmico nos fios. O protetor vai funcionar como uma película protetora e amenizar os danos causados pelo uso do secador, como o ressecamento.

A terceira dica para usar o secador de cabelo corretamente é controlar a temperatura e a distância do secador. Por isso, o ideal é que a temperatura não esteja no máximo e que mantenha o aparelho a pelo menos 20 centímetros dos fios. 

Por fim, após o uso do aparelho, o ideal é utilizar alguns produtos de cabelo para auxiliar na hidratação e nutrição dos fios. Certamente, seguindo essas dicas, seus cabelos ficarão ainda mais bonitos e sem agredir tanto a saúde capilar.


3 tipos de secador de cabelo

1- Com íon negativo

Um dos secadores de cabelos mais encontrados é os com íon negativo. Esse modelo é o principal no quesito prevenção contra fios arrepiados, muito comum durante o uso do secador. Ele tem a capacidade de reduzir a eletricidade estática dos fios, diminuindo o frizz.Além disso, esse modelo também é importante para proporcionar mais brilho e maciez aos fios.

2- Com cerâmica

Embora tenha um custo mais elevado, o secador de cabelo com cerâmica é um dos que melhor impactam na saúde capilar. Com a ponta de cerâmica, esse tipo distribui melhor o calor, controlando a temperatura por todo comprimento dos fios.

3- Com infravermelho

Já o secador de cabelo com infravermelho utiliza da tecnologia dos raios infravermelhos para oferecer uma secagem mais rápida. Com isso, ele é capaz de penetrar mais fundo nos fios, agindo de dentro para fora. Logo, é uma maneira menos agressiva de secagem.


Com todas as informações apresentadas no texto, é possível entender a necessidade do uso de um bom secador de cabelo para garantir a saúde capilar. De modo geral, para encontrar o produto ideal, é preciso comparar as características de cada modelo.

Entre os principais modelos encontrados no mercado é possível destacar o secador de cabelo com íon negativo, com cerâmica e com infravermelho. Todos eles precisam passar pelos fatores de peso, potência, voltagem, ergonomia, garantia e consumo.

Ao analisar todas essas informações, é possível encontrar o secador de cabelo ideal para você. Portanto, agora que você já sabe tudo sobre secador de cabelo, é a sua hora de nunca mais passar perrengue para secar os cabelos.

Design italiano na moda: o que faz o estilo ser tão requisitado em todo o mundo?

Design italiano na moda: o que faz o estilo ser tão requisitado em todo o mundo?

ler artigo
Rotina de cuidados com a pele do rosto: guia completo para uma pele radiante

Rotina de cuidados com a pele do rosto: guia completo para uma pele radiante

ler artigo
Argila cinza: benefícios e formas de uso em saúde e beleza

Argila cinza: benefícios e formas de uso em saúde e beleza

ler artigo

Comente este post!