Faz muito tempo que eu não trago resenhas de séries por aqui, né? A verdade é que tenho assistido a muitas séries ultimamente, e a maioria delas poderiam ter ganhado uma resenha, pois eram realmente boas. Mas Cidade Invisível precisava estar aqui por um motivo simples, mas muito especial: é uma produção nacional, escrita por dois escritores de livros que vocês provavelmente conhecem: Raphael Draccon e Carolina Munhóz. Bateu a curiosidade? Vem acompanhar a resenha!
Cidade Invisível
Temporada 1
- Serviço de streaming:
- Netflix
- Gênero:
- Drama, Fantasia
- Direção:
- Carlos Saldanha
- Elenco principal:
- Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Fábio Lago
- Ano de lançamento:
- 2021
- Nacionalidade:
- Brasil
Acho que todos os brasileiros cresceram ouvindo as histórias de folclore envolvendo Saci Pererê, Cuca e Curupira, entre outros. Eu nunca fui muito ligada a essas lendas, mas jogue a primeira pedra quem nunca ouviu a música que diz que “a Cuca vem pegar”! Independente de onde você vive, alguma breve lembrança dessas lendas você deve ter! E é sobre elas – e outras – que trata essa série.
Marco Pigossi interpreta Eric, um policial ambiental que perde a sua esposa, Gabriela, de forma misteriosa. O caso foi dado como assassinato, mas ele não concorda com essa conclusão. Sendo assim, o personagem começa a investigar a fundo as possíveis causas da tragédia para descobrir o real motivo da morte, e se vê cada vez mais envolvido em uma história de fantasia que ele não poderia imaginar que existisse na vida real. Tanto Eric quanto sua filha, Luna, começam a ter lapsos de memória, visões e comportamentos fora do comum relacionadas ao folclore brasileiro que, a princípio, não conseguem compreender.
A série aborda de forma bastante fantasiosa e real a presença das lendas do folclore brasileiro, inserindo essas figuras no cotidiano, no meio da cidade do Rio de Janeiro. O roteiro aborda também a questão da desapropriação de terras, mostrando a destruição e desmatamento de terras indígenas para a construção de pousadas de luxo, deixando as pessoas da fictícia Vila Toré sem ter para onde ir. Além disso, o título da série sugere uma cidade verdadeiramente invisível, apresentando as pessoas que vivem à margem da sociedade, praticamente sem serem vistas pelo mundo, tanto devido ao folclore quanto pela sua situação social – fazendo aqui um forte vínculo com a realidade.
Cidade Invisível mostra os personagens do folclore de uma maneira muito concreta, de modo que, mesmo quem não conheça as lendas a fundo, possa se inteirar da trama e aproveitar a série. Os episódios envolvem o telespectador, fazendo-o torcer, sofrer e acompanhar o dia a dia dos personagens em meio à luta e o sofrimento da vida real.
Além de Marco Pigossi, a série conta com outros nomes de peso, como Alessandra Negrini, interpretando Cuca, e Fábio Lago, que entra no papel de Curupira em uma atuação sensacional. Todos os atores tiveram interpretações de tirar o fôlego. Sabe quando você termina uma série e ela não sai da sua cabeça? Isso aconteceu comigo quando maratonei Cidade Invisível!
Cidade Invisível é uma produção original Netflix, que lançou na plataforma de streaming em fevereiro de 2021. A primeira temporada conta com apenas 7 episódios de aproximadamente meia hora que você vai assistir de uma só vez. Um mês após a estreia, a segunda temporada foi confirmada, e tem previsão do estreia para o primeiro trimestre de 2022.
Após assistirmos tantos longas e séries sobre diversas mitologias mundo afora (grega, nórdica, egípcia, etc), chegou a ver do Brasil integrar essa lista – e em grande estilo! Eu gostei muito do que a primeira temporada trouxe – mesmo não sendo muito ligada ao folclore brasileiro -, e estou curiosa para saber como a trama vai se desenrolar, já que os primeiros episódios deixaram muitas pontas soltas e margem para a continuação. Agora basta aguardar para saber como Eric vai lidar com todas as lendas do folclore vivendo logo ali ao seu lado, na vida real.
Essa resenha foi uma sugestão da mybest Brasil, que reúne dicas e recomendações de variados segmentos.
Emerson
Quero muito ver!
Boa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Isabelly Oliveira Shihouin
Eu já assisti a primeira temporada achei incrível, especialmente pude aprender mais sobre algumas lendas do folclóre brasileiro, estou completamente ansiosa para a segunda temporada, continue assim bom trabalho