His Dark Materials é uma série da HBO que tem origem na trilogia de Phillip Pullman, Fronteiras do Universo. Os livros, intitulados de A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, foram publicados pela primeira vez em 1995, 1997 e 2000, respectivamente.
As obras contam a história de Lyra Belacqua em diversos mundos paralelos, com uma dose grande de fantasia e originalidade. Juntamente com o amigo Will Parry, Lyra está em busca de desvendar segredos e mistérios escondidos há tempos, a fim de salvar o rumo da história.
His Dark Materials
- Ano de lançamento:
- 2019
- Elenco principal:
- Dafne Keen, Amir Wilson, Ruth Wilson
- Gênero:
- Drama, Fantasia
- Nacionalidade:
- EUA e Reino Unido
- Temporada(s) (nº):
- 2
- Serviço de streaming:
- HBO Max
Preciso confessar que eu não sou a maior fã de histórias de fantasia, mas Fronteiras do Universo não deixou nada a desejar. Quando li os livros, me apaixonei pelo enredo original, denso e autêntico criado pelo autor, motivo pelo qual devorei os livros, um atrás do outro. Sabe quando a gente tem muita vontade de conhecer esses mundos interligados na vida real? Foi assim com essa história.
Apesar da história já ter ganhado uma adaptação para o cinema em 2007, ela não foi muito bem recebida pelo público. O filme A Bússola de Ouro tem uma média de apenas 3,5 estrelas, mas agradou uma porção de expectadores e ganhou vários prêmios de melhores efeitos visuais e figurino no ano seguinte. Apesar disso, ele deixou a desejar em diversos quesitos, e uma porção de fãs ainda aguardavam ansiosamente por outra adaptação que fosse à altura da obra.
Se você ainda não conhece a história, recomendo ler a minha resenha do livro A Bússola de Ouro para entender o contexto.
Série His Dark Materials
His Dark Materials, lançada em 2019, veio para saciar esses fãs com uma adaptação à altura, efeitos modernos e atuações impressionantes. Dafne Keen e Amir Wilson, que interpretam Lyra e Will, possuem uma sinergia ímpar nas cenas e, no meu ponto de vista, transmitiram aos personagens a personalidade característica dos livros originais.
Apesar do que muitos possam achar, His Dark Materials não se trata apenas de uma série infanto-juvenil. Por trás de sua história de fantasia, há críticas para sistemas e instituições religiosas que começam a aparecer de forma sutil na primeira temporada, e ainda mais carregado de significados em sua continuação.
É evidente ver o crescimento da Lyra da primeira para a segunda temporada. A garota que desafiava os professores e corria pelos telhados de Oxford, se tornou uma moça que precisa enfrentar desafios e medos que colocam em prova a vida de seus amigos e sobretudo a sua própria. Will também foi um personagem maduro desde sua aparição, mas se torna ainda mais indispensável para a aventura de Lyra na segunda temporada.
A série possui algumas pequenas diferenças do livro e, a meu ver, elas trouxeram benefícios para a tela. Por exemplo, o personagem de Will foi trazido para a primeira temporada, enquanto nos livros ele só aparece em A Faca Sutil. Isso me deixou confusa, a princípio, mas acabou sendo um ponto positivo porque situou o espectador em relação à história.
Fotografia da série
A fotografia, figurinos e efeitos especiais são algo notável na série. A HBO sabe caprichar nessas questões (vide Game of Thrones, por exemplo), e não deixou a desejar em His Dark Materials. Os efeitos do urso de armadura, assim como os mundos paralelos e os dimons (almas dos humanos personificados em animais) são simplesmente perfeitos.
Temporadas
A série já possui a primeira e a segunda temporada disponíveis no streaming da HBO Max. A primeira possui 8 episódios e a segunda temporada possui 7. A terceira temporada de His Dark Materials está prevista para o segundo semestre de 2022. Embora ainda não haja confirmação, já estou ansiosa para conferir!
Marília Soares
Entrou pra minha lista! Obrigada 😉