Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Vitaminas para pele: entenda qual a importância e seus usos

Importante para, basicamente, todas as partes do corpo e organismo, as vitaminas para pele são essenciais para a manutenção da saúde e beleza. Mas você sabe quais são as vitaminas mais importantes para a sua pele?

Assim como os demais nutrientes, a vitamina age para proporcionar benefícios e cuidados essenciais. Tanto para quem não realizou nenhum procedimento, quanto para quem optou pela harmonização facial ou outras intervenções, o consumo correto é fundamental.

Com poder de cuidar da beleza e brilho da pele, as vitaminas também têm o poder de retardar o envelhecimento. Continue a leitura e entenda mais sobre as vitaminas para pele.

Vitaminas para pele: o que é?

Mas antes, vamos entender o que são as vitaminas para pele e como elas agem no seu organismo. Em resumo, podemos definir vitaminas como compostos orgânicos, nutrientes indispensáveis para a saúde do nosso corpo.

Nosso organismo precisa de uma certa quantidade de vitaminas para funcionar bem. Assim, o consumo equilibrado de vitaminas e nutrientes podem proporcionar alguns benefícios ao corpo.

Isto é, o nosso organismo não produz alguns dos nutrientes que precisa para funcionar normalmente. Dessa maneira, é importante manter esse consumo para evitar prejudicar seu corpo e sistema imunológico.

Assim, dentre algumas funções que a vitamina tem para o seu organismo, podemos citar:

  • ação antioxidante e anti-inflamatória.
  • proteção e defesa das células;
  • melhora do sistema imunológico;
  • auxílio nas reações do metabolismo energético.

Qual é a importância das vitaminas para pele?

Mas qual é a real importância das vitaminas para pele? Quais são os benefícios que ela traz para essa parte do corpo?

Assim como qualquer outro órgão, a pele exige alguns cuidados, especialmente quanto ao equilíbrio de nutrientes. Dessa maneira, é essencial para a saúde, qualidade e beleza da pele manter um equilíbrio de vitaminas. É por meio de um consumo equilibrado que se evita, por exemplo, o surgimento de rugas ou o envelhecimento precoce.

Da mesma forma, boa parte das vitaminas podem ser obtidas através de uma alimentação balanceada. Ou seja, todos os benefícios que elas trazem você pode alcançar apenas com uma boa alimentação

A deficiência em um grupo de vitaminas afetará algumas funções do seu organismo. Com isso, há uma piora do tecido cutâneo e sua elasticidade. A produção de colágeno é prejudicada, o que gera um aumento nas linhas de expressão.

Quais as principais vitaminas para pele?

Mas quais são as principais vitaminas para pele que você precisa consumir em sua rotina? Que grupos de vitaminas são necessários para manter a sua pele saudável e como uma aparência jovem? Confira mais a seguir!

Vitamina A

Primeiramente, temos vitaminas do complexo A. Em resumo, elas são responsáveis por renovar as células da pele, além de auxiliar na produção de colágeno.

Dessa forma, por esses benefícios, o consumo equilibrado de vitamina A para pele melhora sua elasticidade, além das linhas finas de expressão. Além disso, ela também prefine o fotoenvelhecimento, além de reduzir a presença de espinhas e manchas.

Vitamina do complexo B

Outra das vitaminas para pele são as do complexo B. As vitaminas B2, B3 e B5, por exemplo, aumentam a resistência do tecido da pele.

As vitaminas do completo também auxiliam no controle da oleosidade da pele, o que reduz a incidência de acne. Elas agem na renovação celular, com ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Já a vitamina B6 ajuda no tratamento da pele seca, além de combater as possíveis deformidades da pele. A B7, por sua vez, cuida da hidratação e ajuda a evitar e tratar eczemas e dermatites seborreicas.

Vitamina C

Uma das vitaminas que melhor cuida da sua pele, a vitamina possui uma poderosa ação antioxidante. Da mesma forma, ela é responsável pelo estímulo na produção de colágeno. Assim, com um consumo equilibrado de vitamina C, você garante o combate eficiente ao envelhecimento da pele.

Vitamina D

Fundamental para a saúde óssea, a vitamina D também ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e previne o câncer de pele. Apesar de alguns comprimidos oferecerem uma boa dose de vitamina D, o mais indicado é optar pela exposição aos raios de sol em horários apropriados. Das 06h às 10h e das 16h em diante são os horários mais indicados para isso.

Vitamina E

Por fim, temos ainda a vitamina E como essencial nos cuidados da saúde e beleza da sua pele. Assim como a vitamina C, ela possui uma forte ação antioxidante. Da mesma forma, ele também é fundamental para quem possui uma pele mais sensível. Ao potencializar a hidratação, ela ainda atua contra o envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina E pode ser uma boa aliada para uma melhor ação cicatrizante em feridas recentes.

Vitaminas para pele: o uso de cada uma

Agora que você já sabe quais são as principais vitaminas para pele, o próximo passo é entender quando cada uma delas é benéfica. Apesar de sempre recomendar o consumo equilibrado de vitaminas para pele, algumas delas podem atuar diretamente para alguns problemas. Confira quais a seguir.

Pele com acne

Para quem possui uma pele com grande incidência de acne, as vitaminas A, B2 e B3 são boas aliadas. Além de auxiliar no tratamento, elas também impedem a inflamação de poros e reduzem a oleosidade da pele, suavizando manchas.

Pele com lesões ou manchada

Com efeito clareador e cicatrizante, as vitaminas B3, B5, B6 e C são ideais para lidar com lesões ou manchas. A ação clareadora pode auxiliar no tratamento de manchas de sol ou melasma.

Pele ressecada

Por outro lado, para quem busca mais hidratação, além de reforçar a saúde e proteção da pele, a vitamina B2 e B5 são essenciais.

Rugas e envelhecimento da pele

Por fim, para quem deseja lidar com as rugas ou o envelhecimento natural da pele, as vitaminas A, C e E são fortes aliadas. Com a renovação celular, as vitaminas estimulam a produção de colágeno, combatem os radicais livres e trazem um efeito fotoprotetor.


O consumo equilibrado de vitaminas por meio de uma alimentação balanceada ajuda você a evitar a deficiência de nutriente. Sem essas vitaminas, diversas funções do seu organismo são prejudicadas, incluindo a saúde do tecido cutâneo, o que causa o envelhecimento precoce. Sendo assim, preze por uma alimentação balanceada, consumindo as quantidades adequadas de vitaminas diariamente.

Design italiano na moda: o que faz o estilo ser tão requisitado em todo o mundo?

Design italiano na moda: o que faz o estilo ser tão requisitado em todo o mundo?

ler artigo
Rotina de cuidados com a pele do rosto: guia completo para uma pele radiante

Rotina de cuidados com a pele do rosto: guia completo para uma pele radiante

ler artigo
Argila cinza: benefícios e formas de uso em saúde e beleza

Argila cinza: benefícios e formas de uso em saúde e beleza

ler artigo

Comente este post!