Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Kathryn Erskine – Passarinha

Passarinha é um livro de 2013, mas nunca deixa de ser atual. Ele trata do autismo, um assunto importante que precisa ser discutido, além de tocar em temas difíceis e pesados de forma muito delicada e gentil. É um livro que todos deveriam ler, e hoje quero falar um pouco sobre essa leitura para vocês.

Passarinha

Autoria:
Kathryn Erskine

Editora:
Valentina

Ano de lançamento:
2013

Páginas (nº):
224
No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

O livro é escrito em primeira pessoa pela protagonista, Caitlin, quem tem Síndrome de Asperger. A personagem descreve seu cotidiano em casa e na escola, durante as conversas com os professores e conselheiros, em um período que sucede a morte do irmão. Enquanto ela luta para compreender a dimensão do que aconteceu, também precisa lidar com mais coisas que, para outras pessoas, pode ser absolutamente fácil e simples, mas para ela torna-se complexo.

Por ter autismo, Caitlin nomeia alguns de seus sentimentos de forma inusitada. Por exemplo, sentimento de recreio no estômago é pelo fato de ela não gosta do intervalo por ser cheio de gente e barulho. Além disso, nessa leitura encontramos jogos de palavras inteligentíssimos, mas que muitas vezes são impossíveis de serem traduzidos para o português. Motivo pelo qual é importante ler a nota do tradutor, encontrada no início do livro, onde ele explica algumas dessas palavras e clareia a mente do leitor.

A escrita de Kathryn Erskine é incrível de forma geral, e ela transcreve com precisão cirúrgica a forma de pensar da personagem com síndrome de Asperger. Ela faz uso de estratégias inteligentes como palavras equivocadas deliberadamente, falta de pontuação e letras maiúsculas. Desta forma, o leitor consegue entender exatamente o contexto daquela fala ou pensamento da personagem.

Resenha do livro Passarinha

A história, por si só, dói no coração. Posso dizer que é um enredo triste, afinal, logo nas primeiras páginas entendemos que Caitlin perdeu o irmão Devon, a pessoa que mais lhe ensinava e compreendia. Seu pai está sofrendo muito, sem conseguir seguir com a própria vida, perdido em meio à tristeza.

“Tenho que ir agora Scout. Vou estar lá em cima. E você vai ficar muito bem.”

A trama do livro, que envolve violência dentro da escola, infelizmente lembra muito nossos dias atuais. Apesar de ser lançado em 2013, neste ano de 2023, quando escrevo essa resenha, ainda presenciamos esse tipo de ato desumano acontecendo aqui no nosso país. E isso me fez, inevitavelmente, criar um vínculo dolorido e vívido com a vida real.

Esse é um livro raro, único e sensível. Não tenho outra forma de descrevê-lo. Conheço a capa de Passarinha há muitos anos e ela me intrigava, mas só agora decidi lê-lo. E que surpresa agradável eu tive. Eu não fazia ideia do contexto da história; mergulhei de cabeça na leitura, confiando que me traria algo de bom. Livros assim tem isso: eles chegam de mansinho, sem pretensão, e deixam uma marca na gente.

De forma geral, Passarinha é um livro que vale a pena ser lido e, mais do que isso, ser refletido. É uma leitura curta e rápida, com vários ensinamentos e trechos memoráveis.

Comente este post!