Não sei porque eu ainda fico surpresa pelo fato do Mauricio Gomyde sempre me surpreender. A cada novo livro, o autor traz uma nova história encantadora que me faz virar página após página, até o último capítulo e o desfecho – que é sempre bonito e inesquecível. A máquina de contar histórias é o primeiro romance do autor publicado pela editora Novo Conceito, pelo selo Novas Páginas, e digo com todas as letras: ele começou com o pé direito. De novo: por que eu ainda me surpreendo com isso?
A máquina de contar histórias
- Autoria:
- Maurício Gomyde
- Editora:
- Novo Conceito
- Ano de lançamento:
- 2014
- Páginas (nº):
- 192
Nesse livro, conhecemos a história da família V: Vinícius, o escritor que passou a pensar somente em sua carreira; Viviana, sua mulher paciente e compreensiva com seus compromissos; Valentina, a filha de dezesseis anos e Vida, a pequenina filha mais nova. Enquanto Vinicius estava no lançamento do seu décimo livro, sua esposa falecia com as duas filhas ao seu lado. Ele já receava por esse momento há quatro anos, quando lhes foi dado o triste diagnóstico da leucemia já em estágio avançado. Mas ninguém nunca está preparado para isso. Vinicius mal conseguiu chegar a tempo para o enterro.
A partir desse dia, o autor best-seller percebe que sua falta entre a família foi grande demais; o erro para com eles foi grande demais. Viviana só queria ter todos junto com ela quando ela se foi, mas ele não cumpriu esse seu último desejo. Valentina o odeia por ser um pai ausente, preferindo seus livros à família e Vida mal o reconhece como pai, pois eles não tiveram momentos como tal. Como reverter essa situação? Como ganhar a confiança e o amor desperdiçado? O tempo perdido não volta mais, e só resta a ele tentar recuperar o que é ainda possível.
A mágica dos livros do Mauricio é o fato de suas histórias não serem mirabolantes e cheias de enrolação. Elas são simples e, mesmo assim, profundas; são pequenas, rápidas de ler e mais tocantes e emocionantes do que muitos livros com o dobro de palavras. O autor coloca amor e paixão naquilo que escreve, e é justamente o que ele aborda na história, inserindo um personagem que é autor no enredo. E devo dizer: isso deu todo um novo brilho pra essa história que já era linda sem isso. Não consigo me segurar em dizer que, muitas vezes, imaginei o próprio Mauricio em algumas daquelas cenas, falando sobre literatura e tentando extrair a paixão para uma nova e diferente história.
Romance, família, aquele tantinho de humor que só o Mauricio consegue adicionar em todas as histórias, aliado a uma trama que tem a literatura como foco só pode levar os leitores à loucura. Eu sou apaixonada pelos textos do autor e sempre me faço em mil pedaços pra conseguir escrever algo à altura. A máquina de contar histórias começou de mansinho, contando um acontecimento triste, mas surpreende com o passar dos capítulos. Não superou O rosto que precede o sonho, meu livro favorito do autor, mas com certeza entra para o rol dos melhores.
“No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade.”
Ana
oi gabi!
Sempre ouvi falar desse livro e quando o conheci me interessei.
Acho que ele acabou caindo no meu esquecimento e ver ele por aqui me deu vontade de ler ele!
irei procurar!!
Linda resenha!
beijos <3
Gabi Orlandin
Procura sim, Ana. O autor é espetacular, acho que você vai curtir muito.
Beijos.
Aline
Nossa, com certeza essa é uma história muito interessante! E olha que histórias assim, acontecem em muitas famílias infelizmente.
Ótima dica de leitura!
Beijão
Gabi Orlandin
E isso é o mais legal: não é uma história mirabolante! Pode acontecer com qualquer família e o Mauricio escreve sobre isso, de formas emocionantes.
Que bom que gostou da dica! 😀
Beijos.
Ana
Eu não conheço o autor, mas lendo sua opinião fiquei muito interessada. Parece ser uma estória mais madura e estou precisando de livros assim. Entrou pra minha lista [smile]
P.S.: Essa capa é linda demais *.*
Gabi Orlandin
Eu recomendo muitíssimo a leitura dos livros do Mauricio! Todos são ótimos para mim. Mesmo tendo uma história “comum”, ele consegue emocionar os leitores. Espero que você leia e goste tanto quanto eu!
Siiiim, essa capa é muito linda! <3
Beijos.
Patricia Leardine
Que lindo, Gabi! Estou terminando Uma Loja em Paris agora (possivelmente hoje ou amanhã) e este será o meu próximo livro. Depois te conto como foi a leitura… Sou apaixonado por livros “assim” com histórias simples e tocantes (não tem uma definição pra isso, certo?! rs) Obrigada pela dica [wink]
Gabi Orlandin
Me conta, sim! E não tem mesmo como definir esses livros. Nunca encontrei as palavras certas [smile]
Beijos.
Ana Julia
[heart] Amo suas RESENHAS e acompanho o blog a bastante TEMPO [wink]
Acho q vc gostaria de ler o livro AMY & MATTHEW!!!! [happy]
Gabi Orlandin
Oi, Ana Julia!
Fiquei super feliz com seu comentário! Muito legal que você acompanha e gosta do blog!
Eu já li Amy & Matthew e amei. Você pode ver a resenha aqui: http://fluffy.com.br/2015/02/cammie-mcgovern-amy-matthew/
Beijinhos.
Suzzy Chiu
Hello!
Hoje quase levei esse livro para casa, tinha gostado da capa e do que li na contra capa, mas fiquei em dúvida.
Chegando em casa ja comecei a procurar no seu blog alguma resenha que poderia me ajudar.
Acho que depois do que li aqui vou ter que voltar lá para comprar…hehehe…
E estava na promoção, coisa de R$ 10.
Gabi Orlandin
Suzzy, se é do Maurício Gomyde, pode comprar. [smile] Ainda mais por esse precinho! Sou fã dos livros do cara, e A Máquina de Contar Histórias vale muito a pena!
Beijos.