Prêmio Saraiva de literatura juvenil de 2014:
As crônicas de Fiorella • Tempo de chuva • Minha vida é um blog aberto
As crônicas de Fiorella
- Autoria:
- Vanessa Martinelli
- Autoria:
- Saraiva
- Autoria:
- 2015
- Autoria:
- 112
Vanessa Martinelli foi a ganhadora do prêmio Saraiva de literatura juvenil de 2014, tendo seu novo livro publicado pelo selo em 2015. Podemos perceber, pelos textos bem escritos da autora, o porquê ela ficou com o primeiro lugar. As crônicas de Fiorella é uma coletânea de crônicas, como diz o título, que contam toda a trajetória de uma adolescente para a vida adulta – ou quase isso.
Como psicóloga, a autora entende o mundo adolescente. Há quem diga que é fácil, pois os adolescentes não têm responsabilidades e tudo o mais, mas a coisa é bem ao contrário disso. É nessa fase da vida em que nos preocupamos com nossa imagem e com garotos (ou garotas). É nessa fase que nos encontramos no meio do caminho entre uma criança e um adulto. Ou seja: é a fase das dúvidas, de não se aceitar e bem. É a adolescência, afinal de contas, e todos sabemos como é isso.
A verdade é que quase todo adolescente tem os mesmos sintomas: eles precisam ter tudo por uma questão de vida ou morte, acham que qualquer espinha é um vulcão prestes a entrar em erupção, seus corpos geralmente são enormemente fora dos padrões aceitos, e por aí vai. Fiorella, pelo menos, é uma dessas garotas. Filha de pais separados e irmã de um nerd, ela vive na classe média e tem dúvidas, muitas dúvidas em relação a si mesma. Então, você já sabe o que esperar deste livro e de todas essas crônicas.
O texto da autora é maravilhosamente bem escrito, e é muito, mas muito impossível largar essa leitura pela metade! As crônicas são divididas em partes, e todas as pequenas histórias se juntam formando uma narrativa praticamente linear. De forma geral, este pequeno livro é agradável e vai lhe proporcionar horas muito divertidas. Porque uma coisa é certa: Fiorella vai arrancar várias risadas – ou até gargalhadas – do mais sério leitor!
Tainara
Eu tinha ouvido falar. Parece um amor! Estou doida para ler. E tendo sido escrito por uma psicóloga, acredito não ter estereótipos, não é? Isso me irrita muito. Com certeza vou ler. [love]
http://www.flordejupiter.com/
Gabi Orlandin
Tainara, a autora mostra a adolescência de forma bem direta, sem preconceitos, sem ideias pré-concebidas. É muito engraçado e muito real. Você vai gostar.
Beijos.
Vanessa Martinelli
Amei a resenha! Muito bem escrita e fundamentada. Deu gosto de ler. Muito obrigada pelas doces palavras. Abraço!
Vanessa
Gabi Orlandin
Oi, Vanessa!
Fico bem feliz que você tenha gostado.
Abraços, Gabi.